Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Basquetebol: Ovarense cede no prolongamento do dérbi e vê 4.º lugar complicar-se; Amanhã há jogo em Oliveira de Azeméis a contar para a Taça

Escrito por em 07/04/2025

Um jogo de muitas emoções à mistura, nem sempre bem jogado pela Ovarense, com questões de arbitragem para analisar e onde, apesar de tudo, a equipa alvinegra podia ter vencido. Acabou, no entanto, por ceder, em casa, diante da Oliveirense, no prolongamento (87-92)

Com enorme ineficácia no lançamento de três pontos (apenas 4/23, 17%), a Ovarense teve de alicerçar-se na sua resiliência coletiva para compensar outros dados onde a Oliveirense foi mais fortes. Os de Oliveira de Azeméis tiveram ao seu dispor mais oportunidades na linha de lance livre (onde também eficazes com 38/46) e estiveram mais ativos no ataque, com mais lançamentos e segundas chances – aqui, apesar da desinspiração nos triplos, a Ovarense foi mais eficaz.

Assim sendo, num jogo onde a emoção esteve à mistura e onde, dentro dos períodos, parciais bem visíveis de domínio ora de um ora de outro conjunto, o jogo acabou mesmo por ficar empatado no final dos 40 minutos.

Saiu melhor a Oliveirense, que no primeiro quarto venceu por 11-19 (embora os alvinegros tenham aberto o encontro com um 5-0). Mas, apoiada na inspiração de Gustavo Teixeira – com pontos e assistências -, a Ovarense renasceu na segunda metade do segundo quarto e até saiu a vencer ao intervalo por 36-31 (25-12).

A margem de vantagem rapidamente se esfumou no reatar (17-24). E a situação parecia ainda agravar-se mais no começo do quarto período, com muitas faltas cometidas pela Ovarense que permitiram, na sequência, muitas idas certeiras da Oliveirense à linha de lance livre. O marcador parecia pender para a equipa orientada por João Figueiredo… de forma quase irreversível.

Com alma, a Ovarense renasceu a 1 minuto do fecho do encontro e até podia ter avançado mesmo para a vitória. A 1 segundo do fim, perdendo por 2, Jonathan Silva conquistou 2 pontos debaixo do cesto e sofreu falta. Na tentativa do 2 mais 1, o poste acabou por falhar o lançamento livre e, embora tenha empurrado o jogo para prolongamento (75-75 e 22-20 no quarto quarto), acabou por falhar no cheque-mate do encontro.

Com muitas exclusões a surgirem ao longo do prolongamento, a Ovarense não foi eficaz no aproveitamento da vantagem física que recolhia devido à ausência de jogadores da Oliveirense como Deontae Hawkins, João Fernandes, Malik Morgan ou João Embaló. Os de Oliveira de Azeméis geriram melhor os 5 minutos de tempo extra e, vencendo por 12-17 no parcial, acabou por festejar o triunfo na Arena de Ovar (12-17).

Danjel Purifoy foi eleito MVP Rádio AVfm do encontro, anotando 27 pontos (17 na linha de lance livre), 6 ressaltos e 2 assistências. Na Ovarense, Daniel Oladapo (17 pontos, 9 ressaltos), Render Woods (17 pontos, 1 ressalto, 6 assistências), Jonathan Silva (8 pontos, 7 ressaltos, 1 assistência) e Gustavo Teixeira (16 pontos, 1 ressalto, 8 assistências) foram os melhores em campo.

A Ovarense desceu ao 5.º lugar por troca com a Oliveirense e complica e muito a vontade de chegar aos quatro ou três primeiros da classificação. O calendário dos vareiros na Liga Betclic é teoricamente mais complicado que o dos seus principais rivais e, por isso mesmo, as perspetivas de ficar em 5.º lugar são mais fortes neste momento. A ida ao playoff, essa, não está ameaçada de maneira nenhuma.



Ovarense GAVEX – João Tiago Silva



UD Oliveirense – João Figueiredo

Na próxima terça-feira, a Ovarense viaja até Oliveira de Azeméis para novo duelo diante da Oliveirense, este a contar para a Taça Hugo dos Santos. Em caso de vitória, garante desde já uma vaga na Final 4 da competição; caso perca, terá de jogar os quartos-de-final para se apurar para essa fase.

O jogo entre Oliveirense e Ovarense disputa-se no Pavilhão Salvador Machado, esta terça, pelas 21H00 e terá relato, em direto, na Rádio AVfm.


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *