Faixa Atual

Título

Artista


Basquetebol: Ovarense com vitória histórica no Pavilhão João Rocha

Escrito por em 20/01/2024

Um resultado para mais tarde recordar e que coloca a Ovarense cada vez mais próxima dos playoffs da Liga Betclic. Os alvinegros foram à casa do Sporting vencer por 86-91 em jogo referente à 13.ª jornada do campeonato nacional: uma exibição de alto nível e que surpreendeu o vice-líder da classificação.

No Pavilhão João Rocha, até foi o Sporting quem conquistou o primeiro cesto do encontro, mas rapidamente se percebeu que a turma de Ovar não estava apenas de visita neste jogo. A Ovarense respondeu com um excelente primeiro período, vencendo por 18-23. Uma tendência que até parecia perder-se no segundo quarto.

O Sporting soube trancar o seu cesto, permitiu apenas 13 pontos à Ovarense no segundo período e, na hora de atirar, foi mais eficaz que no arranque do encontro. Ao intervalo, fruto de um parcial de 26-13, o Sporting passava novamente para a dianteira e vencia por 44-36.

Só que a Ovarense tinha outras ideias para a segunda parte. A equipa às ordens de João Tiago Silva dominou mesmo durante praticamente todos os 20 minutos de segundo tempo e, já no terceiro período, fez o suficiente para recuperar a desvantagem que trazia do descanso.

O terceiro quarto terminaria com um 18-27 para a Ovarense; o quarto acabou por mostrar uma Ovarense na mesma toada. Os alvinegros chegaram a dispor de uma vantagem de 10 pontos, já perto do término do encontro. Acabaram mesmo por saber gerir o seu momento e, com um 24-28 no período, acabaram a vencer o encontro por incríveis 86-91.

Um encontro onde a Ovarense lançou menos 24 vezes ao cesto (74 dos leões contra 51 dos alvinegros) mas onde a percentagem de concretização foi decisiva. A turma vareira conseguiu quase 60% de eficácia – 69,2% nos lançamentos de 2 pontos e 48% nos lançamentos de 3 pontos (12 triplos convertidos).

Para além do acerto no lançamento (inclusive no livre, onde concretizou 76% contra 68.2% do Sporting), a Ovarense foi também quase tão forte na luta dos ressaltos – com destaque para o bom trabalho nos defensivos – e teve um jogo mais associativo que o Sporting, contabilizando 23 assistências contra 19 dos leões.

Embora o canadiano do Sporting, Eddie Ekyor, tenha apresentado dos melhores números do encontro (22 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências), destaque para a grande exibição (mais uma) de Efe Odigie. O norte-americano da Ovarense foi o segundo melhor pontuador da partida e, para além dos 20 pontos concretizados, conseguiu ainda 6 ressaltos e uma assistência.

Jalen Jenkins (11 pontos, 9 ressaltos, 7 assistências), Jamir Harris (18 pontos, 3 ressaltos, 1 assistência) e Nuno Morais (14 pontos) foram, também eles, esteios da grande vitória alvinegra no Pavilhão João Rocha.

Assim sendo, a Ovarense chega às 8 vitórias em 13 jogos de Liga Betclic e começa a distanciar-se cada vez mais do 8.º posto da tabela, o último que dá acesso aos playoffs. Essa posição é, neste momento, ocupada pelo CD Póvoa, que soma 5 vitórias, as mesmas do 9.º, Portimonense.

Nota ainda para o facto da Ovarense estar, neste momento, a atravessar o melhor momento da época. Não é só por ocupar um confortável 4.º lugar da Liga, é também porque segue com quatro triunfos consecutivos, algo que ainda não tinha feito em 2023/24 – o melhor era, até aqui, um período de três vitórias em sequência, juntando campeonato e taça.

De jogo grande em jogo grande, a Ovarense volta à ação já no próximo fim-de-semana diante do Benfica. Recebe os encarnados na Arena de Ovar num jogo decisivo a contar, desta feita, para o grupo A da Taça Hugo dos Santos.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *