Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Basquetebol: Ovarense mete a oitava e avança para o pelotão dos nonos

Escrito por em 23/03/2021

Finalmente” pode bem ser a palavra mais usada, por estes dias, entre os adeptos da Ovarense Basquetebol. A equipa alvinegra parece estar a entrar nos eixos, venceu 3 dos últimos 4 jogos e aproxima-se vertiginosamente do objetivo do playoff.

Na passada quinta-feira, a formação de Pedro Nuno não tremeu no dérbi aveirense perante o Esgueira Basket, venceu por 85-73 em casa dos bicudos – arredando-os praticamente das contas do playoff – e beneficiou ainda das derrotas da Académica (62-74 contra o Imortal) e do Galitos (55-82 contra o FC Porto) para colar no pelotão dos 9º classificados, igualando esses dois rivais com 8 vitórias na Liga Placard.

A exibição vareira não teve o brilhantismo apresentado em Albufeira, quando levou de vencida o Imortal na melhor performance da temporada. No entanto, este foi mais um jogo onde a Ovarense mostrou evolução no seu processo coletivo, controlou os ímpetos de uma equipa do Esgueira que nunca deixou de acreditar e ainda foi capaz de vencer o primeiro, terceiro e último quartos (este último por uma margem assinalável), crescendo no marcador e estando, durante grande parte da contenda, na frente da mesma.

Se ainda houve parada e resposta na liderança do jogo ao longo de 30 minutos, a Ovarense teve a mestria para se agigantar nos últimos 10. O quarto período foi o mais desequilibrado, com a Ovarense a vencer por 8 pontos e a culminar uma exibição sem enormes destaques individuais, mas onde o coletivo funcionou para que o recado fosse cumprido.

Mesmo jogadores que tinham estado em menor evidência em encontros anteriores, casos como os de Trey Moses e Chris McKnight, apareceram em Esgueira a dar um excelente contributo. Para isso terá também ajudado o facto do Esgueira, em termos físicos, ser uma das equipas menos possantes da Liga Placard e, por isso mesmo, ao alcance das referências interiores da Ovarense. Assim, a equipa alvinegra não precisou sequer (e como noutros jogos) de estar fantástica a média e longa distância, já que foi capaz de conquistar 44 pontos na área pintada.

Outro fator muito animador foi o facto do banco da Ovarense ter contribuído com 43 pontos, forçados por uma rotatividade de maior qualidade em relação à que Pedro Costa, técnico do Esgueira, podia fazer. É verdade que 18 desses 43 pontos foram marcados pelo norte-americano Chris McKnight (ele que é um crónico do 5 base), mas há que salientar que, neste jogo, veio também do banco um renovado Pedro Oliveira.

O base de 24 anos parece estar a regressar aos grandes momentos que entusiasmaram os adeptos da Ovarense noutras temporadas. Saltou do banco para dar o mote no capítulo dos triplos (fechou o jogo com 3 em 5) e mostrou a sua melhor faceta de organizador de jogo, faturando três assistências e sendo carregado em falta por 7 vezes – o mais fustigado da Ovarense nesse capítulo. Tudo somado, foram 15 pontos conquistados e provavelmente a sua melhor exibição da temporada.

Para além dos já referidos Pedro Oliveira (15 pontos, 3 ressaltos, 3 assistências), Trey Moses (15 pontos, 6 ressaltos, uma assistência) e Chris McKnight (18 pontos, 3 ressaltos, 5 assistências), também George Beamon (10 pontos, 7 ressaltos, 4 assistências) e o atleta da casa, Gustavo “Guga” Teixeira (17 pontos) foram bons intervenientes da partida. No entanto, ninguém se evidenciou tanto como Kareem Brewton, o norte-americano e motor do Esgueira que foi eleito MVP Rádio AVfm do jogo graças aos seus 27 pontos, 9 ressaltos e 5 assistências ao longo dos 34 minutos que disputou.

No rescaldo do dérbi, a AVfm entrou à conversa com os dois técnicos. Convidamo-lo a ouvir as declarações de Pedro Nuno e de Pedro Costa:

Treinador AD Ovarense Gavex | Pedro Nuno
Treinador CP Esgueira | Pedro Costa

Em semana de jornada dupla, a Ovarense olha já para o crucial confronto contra a Académica, outro dos rivais diretos na classificação. A missão da Ovarense passa por ganhar o jogo na Arena de Ovar e, se possível, consegui-lo com uma vantagem maior do que aquela que registaram os estudantes quando venceram em Coimbra (75-72) para que, num cenário de empate pontual no final da fase regular, a Ovarense possa ter a vantagem do confronto direto do seu lado.

CP Esgueira x Ovarense GAVEX
LPB Placard – Fase Regular – 23ª Jornada
Árbitros: Fernando Rocha, Jorge Cabral, Rui Ribeiro
Resultado final: 73-85
Parciais: 20-22 | 16-16 | 21-23 | 16-24

CP Esgueira: Ben Drake, Kareem Brewton (25), Gonçalo Madureira (5), Cuyler Mosley (13), Seydougou Santis (11)
Jogaram ainda: João Guerreiro, Henrique Barros, Gustavo Teixeira (17), Christian Foxen (2), Bolon Sauané ©️
Não utilizados: André Rodrigues, Pedro Seabra
Treinadores: Pedro Costa, Miguel Tavares

Ovarense GAVEX: Pedro Pinto, Marcus Lovett Jr. (11), Brock Gardner (6), George Beamon (10), Trey Moses (15)
Jogaram ainda: Chris McKnight (18), Cristóvão Cordeiro ©️ (2), Pedro Bastos (8), Pedro Oliveira (15)
Não utilizados: André Silva, Kiko Oliveira, Rodrigo Soeiro
Treinadores: Pedro Nuno Monteiro, André Pinto, Dinis Amaral

Mais pontos: Kareem Brewton (25)
Lançamentos de campo: Trey Moses (87% – 7/8)
Lançamentos duplos: Cristóvão Cordeiro (100% – 1/1)
Lançamentos triplos: Pedro Oliveira (60% – 3/5)
Lançamentos livres: Gustavo Teixeira (100% – 6/6)

Mais ressaltos: Kareem Brewton (9)
Ofensivos: George Beamon (4)
Defensivos: Kareem Brewton (7)

Mais assistências: Kareem Brewton (5)
Mais roubos de bola: Brock Gardner (2)
Mais faltas sofridas: Kareem Brewton (8)

MVP Rádio AVfm: Kareem Brewton


Fotos: Federação Portuguesa de Basquetebol
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *