Basquetebol: Ovarense vence dérbi e respira melhor na luta pela manutenção
Escrito por AVfm em 09/04/2022
E ao segundo jogo, a primeira vitória. A Ovarense recebeu e venceu o Illiabum na 2ª jornada do Grupo C, o grupo de manutenção, da Liga Betclic. A vitória vareira ficou consumada num 86-77, muito fruto de um terceiro quarto extremamente produtivo para os comandados de João Tiago Silva – que até perderam nos 3 restantes parciais do encontro.
De facto, e apesar do duelo até ter sido pautado quase sempre pelo equilíbrio, a Ovarense chegou mesmo ao intervalo com uma desvantagem de 5 pontos (a perder por 43-48). A reentrada após o intervalo acabaria por ser decisiva, com um período de 31-15 a favor dos locais, que não só virou o líder do marcador como garantiu uma vantagem confortável à Ovarense. Uma reviravolta que ficou marcado por uma sequência de 10 pontos sem resposta, quando a Ovarense passou rapidamente de um 43-48 para um 53-48 a seu favor.
Assim, e embora até tenha perdido nos último quarto (12-14), a gestão alvinegra permitiu a primeira vitória da época sobre o Illiabum, a nona da temporada na Liga. Depois de cinco derrotas consecutivas, a Ovarense regressa ao caminho dos triunfos e… fá-lo em boa hora.
Os alvinegros garantem – pelo menos por mais uma jornada – a liderança do Grupo C e aumentam para 3 vitórias de avança a vantagem sobre Illiabum (6 vitórias), o 3º do grupo e o primeiro em posição de descida de divisão. Pelo meio, Vitória SC (2º classificado, 7 vitórias) e Académica (4º classificado, 2 vitórias) encontram-se este sábado, a partir das 21H00.
Em termos estatísticos, a vitória da Ovarense na Arena de Ovar foi muito alicerçada na percentagem alta de concretização de lançamentos de dois pontos (61%). Ty Marshall foi um dos motores da capacidade acertar agulhas com o cesto, ele que, de resto, com números extraordinários, até seria mesmo o MVP do encontro: 25 pontos, 15 ressaltos, uma assistência, 5 roubos de bola e 3 desames de lançamento.
Kameron Hankerson e Brandon Anderson também voltaram às boas exibições. Os norte-americanos estiveram mais de meia hora na quadra e contribuíram com 17 pontos, 4 ressaltos, 2 roubos de bola e um desarme de lançamento (Hankerson) e 13 pontos, 3 ressaltos, 9 assistências, 2 roubos de bola e um desarme de lançamento (Anderson).
Ao terceiro jogo perante o Illiabum na presente época, a Ovarense vence pela primeira vez. Agora, prepara uma importante partida perante a Académica, novamente em Ovar e na próxima quarta-feira, a partir das 21H00.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva