Basquetebol: Quarto período demolidor deu vitória À Ovarense; Vareiros correram atrás durante meia hora
Escrito por AVfm em 18/02/2025
Num jogo onde esteve durante praticamente 3 quartos a perder, a Ovarense foi obrigada a puxar dos galões nos últimos 10 minutos para bater o CD Póvoa, na Arena de Ovar. Os alvinegros fizeram um brilhante quarto período e acabaram por virar o marcador, registando um regresso aos triunfos na Liga Betclic à boleia de um 83-71.
Diante do Póvoa, que contou com um inspiradíssimo Jalan McCloud (35 pontos, 8 ressaltos, 5 assistências), os alvinegros tiveram dificuldades para aguentar o ritmo e estiveram mesmo à beira de uma derrota inesperada.
Embora sempre com parciais equilibrados, o Póvoa foi cavando vantagens de quarto para quarto. Ao intervalo, os visitantes venciam por 36-41 (17-20 e 19-21). Na entrada para a segunda parte, ainda aumentaram mais a parada (21-24).
A perder por 57-65 e com 10 minutos pela frente, a Ovarense agigantou-se e acabou por fazer um período de sentido único. Vencendo por 26-6, não só ultrapassou o score do Póvoa como ainda foi capaz de acabar o encontro com margem de erro – 83-71 e 8 pontos de vantagem.
Venceu, no fim de contas, uma equipa mais coletiva, que superou claramente o seu adversário no capítulo das assistências (23-10), ressaltos (50-29) e lançamentos de campo (perdeu de forma clara nos lançamentos livres, com apenas 33% de eficácia).
O alicerce do Póvoa, Jalan McCloud, acabou como o jogador com melhores números em campo e até foi eleito MVP da jornada pela Liga. Ainda assim, destaque evidente para as boas exibições alvinegras de Delaney Blaylock (19 pontos, 12 ressaltos, 7 assistências) e Render Woods (19 pontos, 6 ressaltos, 5 assistências).
Menção ainda para a estreia na Liga do reforço Daniel Oladapo. O novo camisola 4 da Ovarense esteve no 5 inicial e contabilizou quase 22 minutos em campo, anotando uma valorização de 19 e fazendo 9 pontos, 10 ressaltos e 2 assistências.
A Ovarense mantém o 5.º lugar da Liga Betclic e, com menos um jogo que a Oliveirense, igualou os de Oliveira de Azeméis em número de vitórias (9). Recorde-se que a Oliveirense acabou batida, esta jornada, em casa do Imortal (83-78).
Na próxima ronda, agendada para 8 de Março, a Ovarense viaja até Lisboa para defrontar o Sporting. Antes disso, a abrir Março, recebe o Esgueira em jogo a contar para a 2.ª jornada da Taça Hugo dos Santos.
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva