Câmara Municipal de Ovar aprova Relatório de Gestão e contas de 2019
Written by AVfm on 24/06/2020
Na passada quinta-feira o executivo liderado por Salvador Malheiro aprovou o Relatório de Gestão e Contas do Município de Ovar de 2019, documento que, de acordo com as suas palavras “comprova uma saúde financeira extraordinária”.
O edil prossegue congratulando-se com o documento apresentado, recordando que “Sempre reconhecemos que herdámos uma Câmara Municipal muito bem organizada sob o ponto de vista financeiro. Com contas certas. Mas é um orgulho, seis anos volvidos, apresentar hoje este Relatório de Gestão. Sentimos que estamos no rumo certo.”
Refere ainda alguns números como, “o saldo do exercício é superior a 1,5 Milhões, passando de 6 para um valor superior a 7,5 Milhões. Os nossos saldos em contas bancárias são superiores a 7,5 Milhões e a nossa dívida de médio e longo prazo é apenas de 700 Mil euros.”
Acrescenta ainda que “A nossa Liquidez Geral passou de 1,65 para 2,05 (que corresponde a um aumento de 24%), a Liquidez Reduzida passou de 1,62 para 2,03 (+25%) e a Liquidez Imediata também subiu de 1,46 para 1,47. A solvabilidade do Município de Ovar subiu de 3,28 para 3,41. A nossa capacidade de endividamento, que já era elevada, aumentou 23%. E a nossa autonomia financeira mantém-se com valores muito elevados (77%)”.
Tendo o prazo médio de pagamentos sido reduzido de 15 para 11 dias, Salvador Malheiro adianta que todos estes indicadores são motivos de orgulho, afirmando que “existem poucos municípios no País com esta performance financeira”.
Remata dizendo que “fica, mais uma vez, o compromisso de que tudo faremos para continuar a melhorar o índice de felicidade de todo o povo vareiro no futuro.”
Os documentos seguem para deliberação da Assembleia Municipal de Ovar, sendo entretanto disponibilizados no portal do Município.
Fotos: Direitos Reservados
Texto: Rita Silva