Câmara Municipal lamenta integração do Hospital de Ovar na ULS da Região de Aveiro
Escrito por AVfm em 08/11/2023
A Câmara Municipal de Ovar (CMO) lamenta que, mesmo contra a vontade dos cidadãos e dos órgãos legitimamente eleitos no concelho vareiro, o Governo tenha oficializado a integração do Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ) na nova Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, através da publicação do Decreto-Lei 102/2023, que cria as Unidades Locais de Saúde (ULS).
Na «alínea q», pode ler-se que o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, constituído pelos Hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, passará também a integrar o Hospital de Ovar e o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga e a denominar-se ULS da Região de Aveiro.
Em comunicado, a autarquia vareira lamenta “que o Governo tenha sido insensível às pretensões dos Munícipes, as quais foram desde o primeiro momento defendidas e apresentadas pela Câmara Municipal de Ovar”.
A autarquia garante que continuará a pressionar fortemente o Governo para que a decisão venha a ser corrigida, alterando a integração do Hospital de Ovar para a ULS de Entre Douro e Vouga, sedeada em Santa Maria da Feira e a referenciação explícita dos utentes do Município de Ovar para norte.
Relacionado:
Para esse efeito, a Câmara Municipal já tinha solicitado, a 2 de novembro de 2023, o agendamento urgente de reuniões com o Senhor Primeiro-Ministro e com o Senhor Presidente da República, para as quais ainda aguarda resposta.
Desde as polémicas que envolvem a grande reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Câmara Municipal de Ovar e a Assembleia Municipal de Ovar rejeitaram, por unanimidade, a integração na ULS da Região de Aveiro. Também uma delegação composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Ovar e Vereadores do PSD e do PS estiveram na Comissão de Saúde da Assembleia da República a tentar corrigir a decisão do Governo.
[give_form id=”81006″]