Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Campeonato SABSEG: As contas da manutenção de Ovarense e S. Vicente Pereira para a próxima jornada

Escrito por em 27/05/2022

A duas jornadas do fim do Campeonato SABSEG, a matemática da permanência continua a ser uma constante para AD Ovarense e ARC S. Vicente Pereira. Ambos na Zona Norte de manutenção, os dois clubes do concelho de Ovar seguem numa luta intensa a cinco – juntamente com Canedo, Paços de Brandão e Fiães – e de fuga ao 5º lugar, que dará descida à 1ª Divisão Distrital.

Na antecâmara da 13ª jornada da 2ª fase, a classificação dita que o Canedo é a equipa mais próxima da manutenção, ocupando a primeira posição da Zona Norte, com 58 pontos. Seguem-se Ovarense (56 pontos), S. Vicente Pereira (54 pontos), Paços de Brandão (54 pontos) e Fiães (53 pontos). Assim, facilmente conclui-se que, tanto Ovarense como S. Vicente, dependem apenas de si para garantirem a manutenção e, inclusivamente, essa até pode surgir para os dois já no próximo domingo.

Ainda assim, num cenário onde o empate pontual entre rivais começa a ganhar força, convém salvaguardar quais os critérios de desempate que se seguem. Segundo o regulamento da Associação de Futebol de Aveiro para o Campeonato SABSEG, há 5 fatores previstos e que poderão ser cruciais na decisão da manutenção. Os mesmos podem ser lidos no artigo 64º do regulamento da competição.

«Quando, no final dos Campeonatos, existam Clubes em situação de igualdade pontual, o desempate será efetuado de acordo com os seguintes critérios e ordem de preferência:
a) em primeiro lugar, prevalecerá o maior número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
b) em segundo lugar, prevalecerá a diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) em terceiro lugar, prevalecerá a maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos realizados na prova;
d) em quarto lugar prevalecerá o clube com o maior número de vitórias na prova;
e) em quinto lugar prevalecerá o clube com o maior número de golos marcados na prova.»

Olhemos, portanto para os fatores de confronto direto. Nesse quesito, a Ovarense só perde para o Paços de Brandão (3-5 e 2-1), vencendo o Fiães (3-1 e 1-2) e empatando com o Canedo (2-2 e 1-1) – falta ainda cumprir o segundo duelo com o S. Vicente Pereira. Por seu turno, os vicentinos têm um cenário um pouco mais complicado, pois empatam com Paços de Brandão (2-1 e 0-1) e perdem para o Fiães (2-1 e 1-3), estando ainda por definir a totalidade do confronto direto contra Canedo (adversário da próxima jornada) e Ovarense (adversário na última jornada).

Assim, para a Ovarense, o objetivo da manutenção no próximo jogo, em Carregosa, pode ser uma realidade. Para os alvinegros, basta vencer o já despromovido Carregosense e, com esse figurino, mesmo que o Fiães (atual 5º) vença o seu jogo, o máximo que poderá fazer na última jornada será empatar em pontos com a Ovarense, mas perderá sempre no primeiro fator de desempate, o confronto direto.

Para o S. Vicente Pereira, embora tenha desvantagem no confronto em relação ao Fiães, a manutenção até pode acontecer também no próximo domingo, quando receber o Canedo no Estádio Dr. Oliveira Santos. No entanto, a conjugação é mais complicada: o S. Vicente tem de ganhar o seu jogo e esperar que o Fiães perca contra o Cucujães no seu duelo.

Há outro cenário que dará uma manutenção “virtual” ao S. Vicente Pereira e esse envolve o Paços de Brandão. Se o S. Vicente Pereira vencer o Canedo no próximo domingo e o Paços de Brandão perder na receção ao Esmoriz, tudo ficará adiado para a última jornada. No entanto, com 3 pontos em disputa, os brandoenses já só poderão empatar pontualmente com os Corvos e aí, pelo facto de haver empate entre ambos no confronto direto (2-1 e 0-1), o desempate seguiria para o terceiro fator, a diferença de golos marcados e sofridos na prova: nesse aspeto, o S. Vicente Pereira tem atualmente um goal average de +6 e o Paços de Brandão de apenas +3 (algo que ficaria ainda mais desnivelado a favor dos vicentinos na penúltima jornada), o que obrigaria a que essa diferença fosse rebatida na derradeira ronda do campeonato – ou com uma goleada para o Paços de Brandão ou com um grande desaire do S. Vicente na visita a Ovar.

Ganhar é imperial para os dois conjuntos vareiros. E se, para a Ovarense, isso dará manutenção garantida, para o S. Vicente Pereira, mesmo que isso não aconteça já, pelo menos encaminha muito as contas.

A Rádio AVfm estará presente nos dois jogos decisivos do próximo domingo, com relato a partir de Carregosa e também de S. Vicente Pereira. A emissão desportiva inicia pouco para lá das 16H30 com a antevisão dos jogos que têm início marcado para as 17H00.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *