Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Subúrbio

22:00 24:00

Atual

Subúrbio

22:00 24:00


Campeonato SABSEG: S. Vicente Pereira superioriza-se no dérbi concelhio; Ovarense volta a marcar passo

Escrito por em 23/01/2022

A 20ª jornada do Campeonato SABSEG trouxe apenas uma vitória para os clubes do concelho de Ovar. O S. Vicente Pereira somou 3 importantes pontos na luta pela manutenção na Zona Norte do campeonato; Ovarense, Esmoriz e Válega perderam nos respetivos compromissos.

Na Barrinha, em pleno dérbi concelhio, o S. Vicente Pereira aplicou chapa 3 ao SC Esmoriz e regressou às vitórias de forma categórica. Já em Ovar, no Marques da Silva, a Ovarense não reagiu com um bom resultado ao desaire da semana passada, em Fiães, e voltou a perder, desta feita perante o Paços de Brandão. Para fechar, e já na Zona Sul, o Válega – extremamente afetado pela COVID-19 – acabaria mesmo goleado pela LAAC.

OVARENSE SOMA SEGUNDA DERROTA CONSECUTIVA

A Ovarense perdeu, na sua casa, perante o Paços de Brandão. O golo solitário de Luís Filipe, aos 30′, seria suficiente para que a Briosa fizesse a festa em pleno relvado alvinegro.

Os locais até entraram bem no jogo, mostrando um futebol vistoso na resposta à derrota (polémica) da semana passada, em Fiães. O golo visitante surgiria contra a corrente do encontro, numa altura da partida em que Samuel Biscaia, guardião do Paços de Brandão, já tinha protagonizado um par de boas defesas.

Vendo-se a perder, a Ovarense soltou ainda mais o seu futebol ofensivo. No entanto, sofreu o revés de ver o seu goleador-mor, Luccas Marques, sair por lesão aos 40 minutos de jogo. Sem um jogador no banco com as mesmas características do que o ponta-de-lança brasileiro, a Ovarense ficou refém de um plano B que Bock se viu obrigado a ensaiar, com Fábio Novo e Tigas no ataque.

Embora tenha carregado bastante ao longo da etapa complementar, o golo que permitiria chegar, pelo menos, aos pontos nunca surgiu. Pelo meio, este seria mais um jogo marcado por vários protestos alvinegros e, no cerne desse descontentamento, o técnico Bock acabaria mesmo expulso do banco da Ovarense.

Derrotada pela segunda semana consecutiva, a Ovarense continua no top 3 da classificação da Zona Norte, mas tem (cada vez mais) Florgrade, Paços de Brandão e Cesarense a ameaçarem a sua posição. A equipa vareira soma 34 pontos contra os 33, 32 e 32 de corticeiros, brandoenses e cesarenses.

Na próxima quarta-feira, a Ovarense reporá o jogo que tem em atraso e viaja até Cucujães na tentativa de regressar aos comboio dos bons resultados. Uma partida que terá relato em direto nos 98.7 da Rádio AVfm.

AD Ovarense – Bock
CD Paços Brandão – José Pedro Mota

S. VICENTE MUITO SUPERIOR AO ESMORIZ

Em Esmoriz, no Estádio da Barrinha, o S. Vicente Pereira deu poucos motivos para que os locais acreditassem que a 20ª jornada seria a do regresso às vitórias. Num domingo onde se viram, pela primeira vez, reforços de parte a parte – Ricardo Mota e Jonatas Santos no Esmoriz, Muller Sousa no S. Vicente Pereira – os vicentinos venceram com categóricos 3-0 e aproveitaram da melhor maneira os erros defensivos do seu adversário.

Manu Alves marcou por duas ocasiões no primeiro tempo, aos 14′ e 34′, aproveitando falhas clamorosas no último terço dos esmorizenses e mostrando a eficácia de um jogador que evidencia, cada vez mais, faro para os golos. No segundo tempo, Fredinho completaria o ramalhete, aos 62′, colocando o Esmoriz em KO e sem vencer pelo décimo jogo consecutivo.

É verdade que os esmorizenses até mostraram bons pormenores ofensivos, principalmente na resposta ao primeiro e segundo golo concedidos. Ainda assim, a coesão defensiva do S. Vicente Pereira (Chico Mendes voltou a apresentar muitos créditos) e a capacidade dos Corvos de pressionarem e importunarem a saída de bola dos centrais contrários – que mostraram muita intranquilidade – acabaram por ser a chave do desfecho desequilibrado do encontro.

Com 27 pontos somados, o S. Vicente Pereira ascendeu ao 7º lugar da Zona Norte e, para além de ainda manter matematicamente as hipóteses de seguir para a segunda fase com os quatro primeiros, afasta-se, para já, dos lugares de descida.

Por seu turno, o Esmoriz continua a complicar a sua situação semana após semana e está cada vez mais afundado, juntamente com Carregosense, nos dois últimos lugares da classificação. A 2 jogos do fecho da primeira fase, os esmorizenses sabem já que entrarão na segunda metade de campeonato num dos últimos dois lugares da tabela e, por consequência, em posição de descida de divisão.

SC Esmoriz – João Gomes
ARC S. Vicente Pereira – Mário Marques

VÁLEGA FOI A JOGO… COM APENAS 12 NA FICHA

Depois de uma semana extremamente marcada pela COVID-19, o CCR Válega teve mesmo de ir a jogo perante a LAAC. Tendo visto a tentativa de adiamento do seu jogo gorada, e apesar de terem apenas 12 jogadores disponíveis para a 20ª jornada, os valeguenses tiveram de escalar um onze improvisado e contaram apenas com o central Pedro Santos no banco de suplentes.

O Válega até deu uma resposta fantástica no arranque do encontro. Pedro Couras abriu o ativo aos 10′ e lançou a esperança dos adeptos que viajaram de Válega até Aguada de Cima, concelho de Águeda. No entanto, os homens de Miguel Rapinha (e Gonçalo Muge, ex-treinador do Válega) acabariam por tomar as rédeas do encontro e venceram por 4-1, com golos de João Victor, Muxa, Mário e Aleksander Lopes (ex-Ovarense).

Numa partida de total superação, fica a nota da forma honrada com que os orientados de Cláudio Maciel se apresentaram a jogo. Mais uma peripécia para recordar numa época de estreia no Campeonato SABSEG que não tem sido pródiga em vitórias para o Válega mas que serve, acima de tudo, de aprendizagem para o futuro.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Joel Magina, Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *