Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00


Município de Ovar celebra o 25 de Abril até ao final do ano

Escrito por em 07/05/2024

Em 2024, ano em que se assinala o 50º. Aniversário da Revolução dos Cravos, a Câmara Municipal de Ovar preparou uma extensa programação para assinalar a efeméride.
No dia 25 de abril, as comemorações arrancaram às 9h00 com a Guarda de Honra pelas Corporações dos Bombeiros Voluntários de Ovar e de Esmoriz e com o Hastear das bandeiras, na Praça da República, em frente aos Paços do Concelho.

Seguiu-se a Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Centro de Arte de Ovar. Além das intervenções dos representantes das forças políticas com assento na assembleia municipal, a sessão solene contou com momentos musicais e culturais do Projeto L – Livros Luta e Liberdade, do Agrupamento de Escolas Ovar Sul.

À tarde, na mesma sala de espetáculos, as comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril prosseguiram com “As portas que abril abriu”, promovido pelo Grupo Vocal Canto Décimo e pelo Coro da Academia de Música do Orfeão de Ovar.

As comemorações deslocaram-se então para Esmoriz, com a apresentação do livro “Liberdade é”, da Águas da Região de Aveiro, em parceria com as escolas do concelho de Ovar. Este momento decorreu no Parque do Buçaquinho, no âmbito do Festival Literário Gigantes Invisíveis, da qual a autarquia é coprodutora.

O dia prosseguiu com a inauguração da Requalificação do Largo S. Luís, também na freguesia esmorizense, que teve os principais objetivos de reorganizar e valorizar o espaço urbano e proporcionar uma área de lazer à comunidade.


Relacionado:


Confira alguns momentos da Sessão Solene da Assembleia Municipal na manhã de 25 de abril, pela lente de António Dias:

« de 72 »

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril prolongam-se por todo o ano

Sob o mote “25 de Abril Sempre”, a Câmara Municipal de Ovar prolonga as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos até ao final do ano, com o objetivo de evocar a memória e abrir caminhos para o futuro.

Meio Século de Canções é a proposta musical da Academia de Música do Orfeão para o concerto agendado para 29 de junho, no Centro de Arte de Ovar.

O Programa Ensaio Geral da Rádio Renascença, terá mais três Conversas no Feminino, marcadas para 16 de maio, 26 de setembro e 24 de outubro, todas às 21h30, no Museu Júlio Dinis. A primeira destas será protagonizada pela bióloga e cientista portuguesa Maria Manuel Mota.

A décima edição do Festival Literário de Ovar (FLO), a decorrer de 18 a 22 de setembro, terá o 25 de Abril como tema central do evento.

“Liberdade” será também o nome do concerto da fadista Sara Correia, que encerra as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril do Município de Ovar, no dia 25 de outubro, às 21h30, no Centro de Arte de Ovar.

[give_form id=”81006″]


Fotos: António Dias
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *