Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00


Campeonato SABSEG: Um Carnaval de vitórias; 3 pontos para Florgrade, Ovarense e Esmoriz na jornada 22

Escrito por em 17/02/2025

Uma jornada produtiva para as equipas do concelho de Ovar. A ronda 22 do Campeonato SABSEG revelou boa forma para Florgrade, Ovarense e Esmoriz, que venceram os seus jogos contra adversários da parte cimeira da tabela. As contas da liderança continuam idênticas, com perseguição da Ovarense ao 1.º classificado, a Florgrade; já o Esmoriz subiu ao 5.º lugar e, inclusivamente, começa a acreditar que pode chegar ainda mais mais alto.

OVARENSE ABRIU A GANHAR, FLORGRADE NÃO CEDEU À PRESSÃO

Mesmo jogando em dias diferentes – algo incomum no Campeonato SABSEG -, Ovarense e Florgrade venceram os seus respetivos jogos. Os alvinegros atuaram primeiro, no sábado, recebendo e triunfando sobre o Paços de Brandão (2-0); já os corticeiros, que até partiam para campo com o 2.º lugar à condição, regressaram à posição de líderes com uma vitória autoritária sobre o Águeda (3-0).

Em Ovar, ainda que com uma entrada corajosa do Paços de Brandão, foi a Ovarense quem se adiantou cedo no marcador. Diante da única equipa que a tinha derrotado esta época (desaire de 2-0 em Paços de Brandão), o conjunto vareiro abriu o ativo aos 10′, com tento de João Dias – a assistência ficaria a cargo do melhor jogador do encontro, Joseph Shaqkeem.

O golo acabou por servir de tónico à Ovarense, que dispôs sempre das melhores oportunidades para marcar ao longo da primeira parte. Ainda mais quando, ao minuto 32, Márcio Reis foi expulso e deixou os brandoenses a jogar com 10 após um lance com Diego Tavares na área da Ovarense.

Com 10 jogadores e um ataque necessariamente mais contido (Diogo Rodrigues, sozinho, foi presa fácil para os defensores vareiros), o Paços de Brandão até apresentou boas dinâmicas no processo defensivo. No entanto, a Ovarense acabou também por desperdiçar várias oportunidades para chegar a números mais avolumados.

Valeu, no entanto, uma grande penalidade convertida por Diego Tavares, aos 62′. O castigo máximo foi ganho por Joseph e o central goleador dos alvinegros encarregou-se de cobrar de forma eficaz a bola parada. O 2-0 deu tranquilidade ao marcador, que acabou por raramente ser beliscado e manteve-se até ao fecho do encontro.

Pressionando a Florgrade, que atuava apenas no dia seguinte, a Ovarense subia à condição ao primeiro lugar da classificação. Mas o conjunto corticeiro não pareceu mostrar-se atemorizado, acabando mesmo por vencer de forma peremptória o Águeda, por 3-0.

Em Cortegaça, sempre com maior domínio para a equipa orientada por Hélder Castro, até nem houve recital goleador para Basit Ahmed, mas houve veia no miolo para que isso ficasse compensado. Fábio Vieira marcou por duas vezes na primeira parte, aos 32′ e 37′, e resolveu praticamente a questão relativamente ao vencedor da tarde.

Para completar, no reatar para a segunda parte, Pedro Sancho também fez o seu golo, aos 48′, fechando o 3-0. Um grande golo do médio corticeiro, que bateu de primeira uma bola que lhe chegou vinda de um pontapé de canto.

Assim sendo, com vitórias para os dois primeiros classificados, a parte cimeira da tabela do SABSEG mantém-se com as mesmas distâncias. A Florgrade continua a liderar, soma agora 60 pontos; a Ovarense tem 59, está a um de distância.

Quem se mantém também na perseguição é o SC Espinho. Os Tigres até começaram a perder na receção ao Fiães, mas acabaram por triunfar por 5-2 numa tarde recheada de golos. Têm agora 54 pontos e continuam na luta pela subida de divisão.

Na próxima jornada, a 23.ª do Campeonato SABSEG, a Ovarense volta a entrar mais cedo em campo – desloca-se a Avanca no sábado para enfrentar o atual 16.º. No domingo, a Florgrade joga em casa do Lobão (6.º) e o Espinho vai ao reduto do Bustelo (17.º).

ESMORIZ VIRA MARCADOR A JOGAR COM 10

Em Ponte de Vagos, diante da JuveForce, o Esmoriz apresentou-se para uma exibição extremamente resiliente. Os esmorizenses jogaram cerca de 80 minutos com menos um jogador e, desde a meia-hora de jogo sem o seu treinador, Pedro Alves, no banco; e, ainda assim, foram capazes de virar um resultado desfavorável de 1-0 para 2-3.

Aos 12′, tudo parecia desmoronar-se na estratégia do Esmoriz. Com um penálti convertido por Hugo e uma expulsão para Vieirinha, os homens da Barrinha não só perdiam por 1-0 fora de portas como enfrentavam uma tentativa de recuperação com menos um elemento em campo.

Porém, e já após a também expulsão de Pedro Alves do banco de suplentes (aos 30′), as boas notícias começaram a chegar. Wesley Santos, de livre direto, empatou o encontro aos 44′. Na etapa complementar, o Esmoriz teria arte para dar a volta ao placard.

Com golos de Mateo Nieto aos 68′ e do reforço Ayomide aos 80′, o Esmoriz escalou até ao 1-3 e conquistou, na base da crença, um resultado de extrema importância em casa do 4.º classificado. A JuveForce ainda reduziria ao cair do pano, por intermédio de Pedro Martins (90+6′), mas a vitória viajaria mesmo para o concelho de Ovar.

Para lá do grande triunfo, o Esmoriz subiu mesmo ao 5.º lugar do Campeonato SABSEG. Os esmorizenses continuam com menos um jogo disputado do que os principais rivais e acertarão o calendário apenas em Março, quando visitarem a casa do Relâmpago Nogueirense.

Para já, com 32 pontos somados, reduziram para 4 as distâncias entre si e o 4.º classificado, a JuveForce. Na próxima jornada, recebem o Oliveira do Bairro, atual 14.º, no Estádio da Barrinha.


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *