Current track

Title

Artist

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00


Cartoons de Túlio Tomaz e concerto de Victor Almeida e Silva foram as opções da União das Freguesias de Ovar para celebrar o 25 de Abril

Written by on 27/04/2022

A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO) preparou, uma vez mais, um programa recheado de simbolismo para assinalar a passagem dos 48 anos do Dia da Liberdade, 25 de Abril.

No exterior da Casa da Junta de São João – Polo de Capacitação e Inovação Social, no passeio frontal dos jardins da Praça do Poder Local, foi inaugurada a exposição “Ilustrar o Impensável”, do artista vareiro Túlio Tomaz. A mostra, que pode ser visitada 24 horas por dia, estará patente no local até 25 de maio.

As expressões gráficas resultaram de um desafio que a Rádio AVfm lançou ao designer. Na procura de conteúdos que pudessem de alguma forma aligeirar o dia a dia de um concelho que então viveu num cerco sanitário, foi-lhe pedido que criasse um cartoon por dia, retratando momentos únicos e inúmeras vezes inesperados.

Durante esse período, diariamente, nas redes sociais da Rádio AVfm (Facebook e Instagram), sob o mote “Um Cartoon do Túlio Tomaz por dia não sabes o bem que se fazia!”, foram publicadas ilustrações com o traço caraterístico do artista. Umas continham mensagens capazes de nos abrir um sorriso, outras nasciam com um sentido de humor tão peculiar que de imediato nos soltavam gargalhadas. Todas nos fizeram pensar…

Na inauguração, Túlio Tomaz teve oportunidade de explicar aos muitos presentes como surgiu a ideia e como a desenvolveu e colocou em prática, apresentando os cartoons escolhidos para a exposição entre tantos outros. Bruno Oliveira, Presidente da UFO, elogiou o trabalho do designer, agradeceu-lhe a colaboração e concordou com a sua intenção de fazer a exposição na rua, em espaço público, referindo que o resultado final “é muito bom“.

Após esse momento, as atenções viraram-se para o interior do edifício, em cujo auditório, cerca das 15h30, começou a atuar Victor Almeida e Silva. Acompanhado por dois instrumentos de cordas, “Músicas de Abril” foi o mote para o concerto da tarde.

Com grandes ligações ao fado e à cidade de Coimbra, o interprete que também escreve e compõe, deu voz a temas originais e a canções de outros músicos, entre eles Zeca Afonso.

Estivemos presentes no evento e fizemos o registo fotográfico dos melhores momentos, que partilhamos aqui:

« de 34 »

Fotos: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *