Current track

Title

Artist

Current show

Programa da Manhã

08:00 10:00

Current show

Programa da Manhã

08:00 10:00


CD “Troupe de Reis António Dias Simões” assinala tradição secular vareira em mais um ano de pandemia

Por em 06/01/2022

O Dia de Reis deste ano voltou a ser marcado pelo cancelamento de uma das mais enraizadas tradições da nossa comunidade. O tradicional espetáculo “Cantar os Reis”, onde dezenas de troupes subiriam a palco, antes e depois de atuar em roteiros que incluem locais públicos, estabelecimentos de restauração e casas particulares já não acontece desde 2020. Na base da decisão esteve o agravamento da situação epidemiológica da região que, no entender da autarquia, limita de forma irremediável os convívios sociais e a organização de eventos.

Ainda assim, simbolicamente, a Câmara Municipal de Ovar assinalou a passagem do dia 6 de janeiro com o anúncio do lançamento do disco “Troupe de Reis António Dias Simões”. O CD eterniza a tradição secular tão característica de Ovar, já classificada como Património Imaterial de Portugal em 2020.

António Dias Simões, para além de dinamizador da tradição, escreveu muitas letras para a sua troupe e para outros grupos que lho pediam. No âmbito das comemorações dos 150 anos do seu nascimento foi criado um espetáculo multidisciplinar, que levou ao palco do Centro de Arte de Ovar parte da sua vida e obra. Nesse evento, onde participaram familiares do homenageado, realizado em janeiro do ano passado, foram apresentadas músicas que deram agora origem ao registo em disco.

O CD, agora disponibilizado a toda a comunidade e a quem nele possa ter interesse, é mais uma ferramenta que pretende valorizar e promover o “Cantar os Reis em Ovar”. Do seu alinhamento fazem parte músicas e poemas de António Dias Simões, a par de adaptações e criações de familiares, como a filha Maria Amélia Dias Simões, a neta Edwiges Pacheco e o bisneto Rogério Pacheco.

Com direção artística de Pedro Martins, o projeto contou com a participação das Troupes de Reis e de muitos dos “Reiseiros” que mantêm viva a tradição e procuram conciliar a dimensão histórica e identitária com a necessária adaptação às circunstâncias e contexto atuais. A obra encontra-se à venda pelo valor de 5,00€, estando disponível para aquisição individualmente ou em conjunto com o livro homólogo. Este, reúne parte do espólio que esteve exposto no Museu Júlio Dinis e o livreto que serviu de suporte ao espetáculo.

Ovar, Cantar os Reis em CD

OVAR, CANTAR OS REIS EM CD Dadas as limitações de convívio social e organização de eventos, que impedem, mais uma vez, a vivência da tradição do Cantar os Reis, a Câmara Municipal de Ovar decidiu assinalar a data – 6 de janeiro – com o lançamento do CD “Troupe de Reis António Dias Simões”. Património Imaterial de Portugal desde 2020, O “Cantar os Reis em Ovar” é um acontecimento original que conta já com mais de um século de existência e que importa preservar, promover e valorizar. António Dias Simões, para além de dinamizador da tradição, escreveu muitas letras para a sua troupe e para outros grupos que lho pediam. No âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de António Dias Simões, foi criado um espetáculo multidisciplinar que trouxe para o palco parte da vida e obra do homenageado e que teve por base um importante trabalho de recolha e investigação. O CD, agora apresentado ao público, reúne músicas e poemas de António Dias Simões e outras adaptadas e/ou compostas por familiares diretos, como Maria Amélia Dias Simões (filha), Edwiges Pacheco (neta) e Rogério Pacheco (bisneto), que integraram o espetáculo apresentado ao público no Centro de Arte de Ovar em 8 de janeiro de 2021. Com direção artística de Pedro Martins, este projeto contou com a participação das troupes de reis e de muitos “reiseiros” que mantêm viva a tradição e procuram conciliar a dimensão histórica e identitária com a necessária adaptação às circunstâncias e contexto atuais. O CD tem um preço de venda ao público de € 5 (cinco euros) e está disponível para aquisição individualmente ou em conjunto com o Livro com o mesmo título – Troupe de Reis ANTÓNIO DIAS SIMÕES – que reúne parte do espólio que esteve exposto no Museu Júlio Dinis e o livreto que serviu de suporte ao espetáculo. #ovarcultura #cantarosreis

Publicado por Ovar/Cultura em Quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Fotos: Ovar Cultura
Texto: Irina Silva

Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*