Current track

Title

Artist

Current show

Current show


Basquetebol: Ovarense impotente no dérbi em Oliveira de Azeméis

Written by on 06/01/2022

Foi uma Ovarense Basquetebol aquém das expetativas aquela que se apresentou em Oliveira de Azeméis, no dérbi perante a Oliveirense. Em jogo em atraso da Liga Betclic, a contar para a 8ª. jornada, os alvinegros perderam por esclarecedores 89-66 e, na primeira parte, viram desde cedo caír por terra as suas intenções de vitória.

Ao intervalo, a Ovarense perdia já por 48-24 e se é verdade que, no segundo tempo, ainda equilibrou o andamento do marcador, já não mais foi capaz de recuperar da desvantagem evidente. Para o desequilibrado desaire contribuíram dois fatores decisivos: o desacerto defensivo e, acima de tudo, a incapacidade de construir e concluir jogo ofensivo, o que se repercutiu (e muito) na baixa percentagem de lançamentos de campo, 31% (46% de lançamentos duplos, 14% de lançamentos triplos).

Sem o técnico João Tiago Silva no banco (confinado) e sem poder contar com o contributo dos bases Brandon Anderson e Pedro Oliveira, a Ovarense ressentiu-se na sua manobra ofensiva. Foram poucas as jogadas com cabeça, tronco e membros vistas ao longo do encontro.

Kameron Chatman foi o atleta vareiro mais inconformado, registando mesmo um duplo-duplo em menos de 27 minutos em campo. Embora sem grandes percentagens de acerto, o norte-americano fez 21 pontos, ganhou 13 ressaltos, fez um roubo de bola e um desarme de lançamento. John Florveus (8 pontos, 2 ressaltos, 1 roubo de bola, 3 desarmes de lançamento) e Kameron Hankerson (12 pontos, 4 ressaltos, uma assistência) foram outros destaques individuais, ainda que longe da performance de Chatman.

Com este resultado, a Ovarense continua fora dos 8 primeiros lugares da Liga Betclic. Com 4 vitórias em 13 jogos, os alvinegros têm ainda um jogo em atraso em relação ao Póvoa (8º. classificado) e podem igualar os números dos poveiros caso consigam triunfar no reacerto do calendário.

Porém, a Ovarense segue com 6 derrotas consecutivas a contar para o campeonato – pelo meio um triunfo na Taça de Portugal – e começa a ser alvo das críticas dos adeptos do clube. Foram vários os simpatizantes da Ovarense a deslocar-se a Oliveira de Azeméis e, no rescaldo ao jogo, fizeram sentir o seu descontentamento nas redes sociais.

A Ovarense reentra na quadra já no próximo sábado. De regresso à Arena de Ovar, a equipa às ordens de João Tiago Silva recebe o Vitória SC, atual 9º. classificado com menos uma vitória que a Ovarense. O jogo será, portanto, de crucial importância na luta pelo acesso aos playoffs e, por consequência, na luta pela manutenção.

UD Oliveirense – João Figueiredo
Ovarense Basquetebol – André Pinto

Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Entrevista: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *