Faixa Atual

Título

Artista


CHEDV vai formar 24 médicos especialistas a partir de janeiro de 2023

Escrito por em 03/11/2022

O Ministério da Saúde já divulgou o mapa de distribuição das vagas de formação de médicos especialistas nas unidades hospitalares e de cuidados de saúde primários, do próximo ano.
Relativamente a 2022, verifica-se um crescimento de 6%, estando disponíveis mais 115 vagas, num total de 2054, o maior número de sempre.

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), sedeado no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, e que integra ainda os hospitais de Oliveira de Azeméis e de São João da Madeira, foi contemplado com 24 vagas em 13 especialidades diferentes.

O Internato Médico é composto pelo Ano Comum, período de formação geral onde o médico tem oportunidade de passar por várias especialidades, com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clínica diária, ao qual se segue um período de especialização que poderá durar entre 4 e 6 anos.

Este concurso é dirigido a médicos internos que irão iniciar a sua formação especializada em janeiro de 2023. No CHEDV foram disponibilizadas seis vagas em Medicina Interna; duas vagas nas especialidades de Cirurgia Geral, Medicina Física Reabilitação, Neurologia, Oncologia, Ortopedia e Pediatria; e uma vaga nas áreas da Anestesiologia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Intensiva, Oftalmologia, Patologia Clínica e Pneumologia.

Para Miguel Paiva, Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, o papel da instituição hospitalar na formação de especialistas “é um dos aspetos estratégicos que mais valorizamos na nossa atividade, pois é a garantia, não só da qualidade da prática médica, mas também o garante de nos mantermos atrativos para a captação de futuros especialistas para integrarem os nossos quadros de pessoal”.

O administrador salientou que o Serviço de Pneumologia obteve recentemente idoneidade formativa por parte da Ordem dos Médicos, e que o CHEDV está a trabalhar para obter esse tipo de distinção formativa noutras especialidades.

O conjunto hospitalar possui idoneidade formativa há vários anos, realçada pela qualidade da sua equipa médica, com muitos doutorados em várias especialidades, o que torna a instituição uma das mais procuradas pelos jovens médicos.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *