Faixa Atual

Título

Artista


Clássicos do Cinema: «Zorba, o Grego»

Escrito por em 29/01/2021

«Zorba, o Grego – Zorba, the Greek»

O filme inicia-se com a chegada à Grécia de Basil , um jovem escritor inglês, para tentar descobrir a sua própria identidade e raízes. Quando viaja até à ilha de Creta para relançar uma mina herdada do seu pai, grego, acaba por se juntar a Alexis Zorba , um carismático grego que também pretende trabalhar na mina.

Zorba quase o obriga a aceitá-lo e a estranha dupla instala-se num hotel gerido por Madame Hortense , uma prostituta francesa e ex-bailarina de cabaré. Zorba começa a cortejar Hortense e encoraja Basil a fazer o mesmo com uma bela viúva, muito cobiçada pelos homens locais.

A mina estava a precisar de reparações e o prestável Zorba junta um grupo de homens para as operações necessárias. Entretanto, Madame Hortense ajuda Basil a ultrapassar a sua timidez e a ganhar coragem para visitar a viúva. Basil acaba por conseguir uma relação com a viúva e a sua vida é totalmente mudada pela energia e influência de Zorba.

Depois de diversas vicissitudes, Zorba executa uma lendária dança que ilustra a filosofia positiva da sua personagem. O ator Anthony Quinn conferiu uma aura mágica a esta sequência, que se tornou reconhecida, símbolo da personagem alegre, mas algo animalesca, que encarnou, talvez a mais memorável da sua carreira.

«Zorba, o Grego»

Duração: 146 Minutos
Género: Drama
País: Estados Unidos da América e Grécia
Ano: 1964
Classificação Maiores de 12 anos
Realização: Michael Cacoyannis
Banda Sonora: Mikis Theodorakis
Elenco: Alan Bates, Anthony Quinn, Irene Papas, Lila Kedrova, Anna Kyriakou;

Semanalmente a Rádio AVfm mantém na grelha de programas espaço para a sétima arte. Convidamos-te a conhecer o «Grande Plano» e o «Destaque da Semana», ambos da responsabilidade de Fernando Rodrigues!


Fotos: Direitos Reservados
Texto:  Fernando Rodrigues

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *