Cultura alternativa expandiu na Escola de Artes e Ofícios. João Martins e Minta & The Brook Trout abriram ciclo de concertos
Escrito por AVfm em 25/10/2022
Na passada quinta-feira, 20 de outubro, teve início o ciclo de concertos da terceira edição do Ovar Expande, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar.
O evento, promovido pela Câmara Municipal, surgiu com um novo formato, desde logo presencial, disponibilizando um novo espaço designado Palco Galeria. Conversas e oficinas fizeram parte da programação, fortalecendo a ligação entre os vários artistas e o público.
Podemos afirmar que a Escola de Artes e Ofícios se aprumou a rigor para acolher de forma diferente um evento que, por ser classificado como alternativo, ditou uma nova dinâmica, na qual os detalhes foram importantes. Informal quanto baste, o Ovar Expande teve resposta positiva do público e encantou os artistas que por lá passaram ao longo de 3 dias de espetáculos de grande diversidade e bem representativos do panorama da Música Portuguesa que acontece fora do circuito mainstream.
A primeira noite de concertos levou o baterista vareiro João Martins a estrear o palco do novo espaço com o lançamento do álbum “BIOS”, enquanto a já consagrada banda Minta & The Brook Trout aproveitou para apresentar o recente “Demolition Derby” na Sala Expande.
A Rádio AVfm esteve presente no Ovar Expande, assistiu aos concertos, e ainda teve tempo para conversar com os artistas e com o Vereador da Cultura da autarquia.
João Martins | Baterista
João Martins, baterista nascido e residente em Ovar, aproveitou a ocasião para fazer o lançamento do seu mais recente disco, “BIOS“, apresentado ao vivo em primeira mão. O músico explicou que neste trabalho quis “explorar a bateria como instrumento solista”, ideia que surgiu durante a pandemia e os períodos de confinamento. Mais tarde, achou interessante que o seu som fosse manipulado eletronicamente, tendo apresentado a ideia ao Xavier, que adorou a ideia e contribuiu para o resultado final.
Entre a improvisação, o jazz, o rock e o experimentalismo, João Martins considera que o álbum foi um exercício de descoberta de novas sonoridades e texturas, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e artístico.
O artista continuará a dedicar-se aos seus muitos outros projetos, mas confidenciou que “BIOS” é o início da exploração da manipulação eletrónica, prevendo a entrada de um segundo instrumento “na brincadeira”, tornando as interações mais interessantes. O álbum pode ser adquirido através da sua página na plataforma bandcamp ou diretamente com ele, através das redes sociais Facebook e Instagram.
Alexandre Rosas | Vereador da Cultura da CMO
O vereador da autarquia com o Pelouro da Cultura, Alexandre Rosas, mencionou a necessidade de consumir arte e cultura após um período cinzento de pandemia e confinamentos. Nesse seguimento, explicou que o Ovar Expande regressou com um novo formato, apresentando um novo espaço para concertos, o Palco Galeria.
Quando questionado sobre a aposta em estilos alternativos, o autarca afirmou que é um desafio de todos os dias selecionar uma programação de qualidade e diferenciadora, ciente que há público interessado em consumir trabalhos de artistas locais e nacionais, seja com projetos consolidados ou emergentes; o que foi comprovado com o evento a esgotar a lotação.
Sobre o novo Palco Galeria, montado numa sala que costuma receber exposições, o Vereador afirmou que o evento evidenciou a versatilidade do espaço, prevendo que o mesmo venha a acolher diversas iniciativas.
Francisca Cortesão | Minta & The Brook Trout
Francisca Cortesão, fundadora do projeto Minta & The Brook Trout, referiu que a banda está agora a apresentar o álbum que foi lançado durante a pandemia, em 2020. Afirmou ser um arranque lento e tardio, mas que o coletivo se sente entusiasmado para aceitar os convites para atuações que vão aparecendo.
A cantautora já tinha passado por Ovar noutras ocasiões e afirmou que continua a levar consigo as memórias de boas atuações e de um público muito carinhoso. Francisca Cortesão elogiou o cartaz do Ovar Expande como “interessante e muito diverso“, assim como a aposta da organização em estilos alternativos, afirmando que essa iniciativa proporciona experiências diferenciadoras ao público e aos próprios músicos.
O trabalho de Minta & The Brook Trout pode ser visitado nas plataformas digitais, sobretudo no seu website e no seu bandcamp, onde estão disponíveis todos as músicas, com as respetivas letras.
O primeiro dia também foi marcado pela oficina criativa de manipulação eletrónica de instrumentos acústicos, com João Martins e Xavier Marques.
Reveja instantâneos da primeira noite de concertos do Ovar Expande 2022:
[give_form id=”81006″]