Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


De 17 a 19 de Outubro, OVAR EXPANDE(-se) em direção ao vídeo na Escola de Artes e Ofícios

Escrito por em 02/09/2024

A Escola de Artes e Ofícios acolhe, de 17 a 19 de outubro, o Ovar Expande’24.
O evento, cuja génese se pretende diferenciadora, sendo já uma marca consolidada do Município de Ovar, avança para a 5ª. edição. Continuará a assumir-se como mais um palco (que até são 2) aberto à nova música portuguesa, dando a conhecer artistas e projetos musicais (ainda) arredados do mainstream.

O alinhamento do evento socorre-se de uma tríade criativa, composta por concertos, conversas e formações; tudo envolto num ambiente de aproximação entre artistas e público. Em 2024, no Ovar Expande, a música é o fio condutor para outros universos artísticos, focando-se desta feita no Cinema!

A Escola de Artes e Ofícios assumir-se-á como o “cenário perfeito para um filme e para ouvir boa música”, abrindo portas a três dias de celebração, num ambiente criativo e suficientemente informal, com o público a poder explorar cada recanto de um espaço com história; enquanto sente cada acorde, cada nota de música ou cada refrão de forma especial…

Domingos Silva, presidente da autarquia, explica que o Ovar Expande tem dado a oportunidade a diferentes projetos musicais de se tornarem (mais) conhecidos, graças à sua “identidade forte e cartazes cada vez mais ecléticos e arrojados”. O edil acrescentou que o evento se afirmou no panorama musical nacional enquanto divulgador de artistas emergentes e estilos musicais menos convencionais, num espaço altamente distintivo, em contexto de fruição cultural próxima e informal.

  • Os concertos

Do jazz ao rock, da eletrónica à música tradicional portuguesa, do folk ao pop passando pelo R&B… o cartaz convida a uma viagem pelos infinitos universos da música.
Oferecendo 8 concertos em 2 palcos, com novas canções e novos projetos para apresentar, o Ovar Expande é por excelência um espaço de experimentação que não se esquece dos artistas locais. Assim, o alinhamento da 5ª. edição inclui concertos de Laura Rui, Mazgani, Bardino, Sara Cruz, Margarida Campelo, emmy Curl, Gobi Bear e Mirror People.

Desliza e navega entre as imagens para ficares a saber mais sobre os artistas que vão atuar no Ovar Expande’24:

Mazgani | 17 de Outubro (Sala Expande)
Mazgani deu início à sua carreira com o álbum “Song of the New Heart”, em 2007, numa estreia aclamada pela crítica especializada nacional e estrangeira. Dois anos mais tarde, lançou o EP “Tell the People” e a edição internacional “Ladies and Gentle-man, Introducing Mazgani”. Em abril de 2010, saiu o seu segundo disco de originais, Song of Distance, que entrou para o top 20 de vendas da AFP. O iraniano, radicado em Portugal desde a década de 80, fez-se à estrada e atuou em vários países europeus. O disco foi recomendado em várias listas dos melhores do ano. No ano seguinte, iniciou uma tour internacional por Espanha, França e Holanda, regressando a casa com um concerto esgotado no Teatro Aberto, em Lisboa. Nesse mesmo ano, “Song of Distance” foi reeditado no mercado Alemão.
O terceiro disco, “Common Ground”, viria a sair em 2013, integralmente gravado e misturado em Bristol, Inglaterra. Em 2015, o cantautor e guitarrista lançou “Lifeboat”, reinterpretando temas de PJ Harvey, Leonard Cohen, Elvis Presley, Cole Porter e Lee Hazelwood. “The Poet's Death”, quinto álbum de originais, foi lançado em 2017, coproduzido por Mazgani e Peixe (Ornatos Violeta). Para além da aclamação pela crítica, e d entrada direta no Top Nacional de Vendas, a digressão que promoveu esse trabalho esgotou salas por todo o país. Seguiu com “The Gambler Song” em 2020.
Chegados a 2024, Mazgani está de regresso às edições, com um novo disco com todas as canções escritas e cantadas em português pela primeira vez na sua carreira. A história de Mazgani cruzar-se-á, agora, com a do Ovar Expande, tendo como fio condutor a música!
« de 8 »
  • A Formação

Com uma componente de partilha cada vez mais valorizada, o Ovar Expande inclui ações de formação, destinadas a artistas profissionais, amadores, estudantes e curiosos.

Masterclass “Música e Cinema”
por André Tentugal

18 de outubro | 10h30-12h30
Escola de Artes e Ofícios de Ovar

A partir da sua extensa experiência na realização de videoclips e em produções para televisão, André Tentugal vai explorar a profunda conexão entre música e cinema, focando-se em curtas-metragens e videoclipes. Serão abordadas questões como a interdependência entre a música e a imagem em movimento, e como estas duas formas de arte se misturam e até se complementam.

Formação “Introdução à Produção Musical para Audiovisuais
por André Malhado

19 de outubro | 10h30-12h30
Escola de Artes e Ofícios de Ovar

O musicólogo e produtor musical André Malhado destaca a importância cultural da música no cinema, explorando como esta molda as nossas experiências audiovisuais contemporâneas.
Para além de uma contextualização teórica, a formação dá aos participantes instrumentos para que consigam aplicar a literacia que já possuem, de forma prática e criativa, na produção dos seus projetos pessoais.

As oficinas são gratuitas, com lotação limitada e requerem inscrição prévia, que podem fazer pelo email eao@cm-ovar.pt ou pelo telefone 256 509 180.

  • As conversas

A tríade criativa do Ovar Expande completa-se num conjunto de conversas, que irão envolver artistas e convidados especiais, cumprindo o objetivo de aproximar os criadores do público, através da oportunidade de os conhecer pela via de novas perspetivas, sem barreiras.

A primeira dessas, terá honras de abertura do Ovar Expande, às 18h30 do dia 17, na Escola de Artes e Ofícios. Como pano de fundo, estará a exibição do documentário “Estrada para Mazgani”, que será comentado pelos seus protagonistas: o artista Mazgani e o realizador Rui Pedro Tendinha. A moderação estará a cargo de Miguel Soares.
O programa com todo o ciclo de conversas será divulgado em breve, sendo certo o envolvimento e a participação ativa da Rádio AVfm nas mesmas!

  • Os Bilhetes

Para quem não quiser perder pitada do Ovar Expande, o melhor será optar pelo passe geral, que garante o acesso às três noites de concertos, por apenas 25 €uros. Também estarão disponíveis bilhetes diários que terão o valor de 10€.
Pode encontrá-los a partir de hoje nas bilheteiras físicas de todos os equipamentos culturais geridos pela Câmara Municipal de Ovar (CMO), assim como na bilheteira online.
Pelo menos até esgotarem…

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *