Dia da Defesa Nacional volta a Maceda, sem jovens de Arouca
Escrito por AVfm em 02/09/2020
O Dia da Defesa Nacional (DDN) é realizado de acordo com um calendário, variando conforme os concelhos e as instalações militares onde acontece. Por decisão do Ministério da Defesa Nacional (MDN), está de volta a partir de hoje, com a garantia de que estão a ser implementadas todas as medidas sanitárias preventivas recomendadas pela Direção Geral de Saúde. O DDN regressa, assim, depois de ter visto as atividades suspensas desde 9 de março, altura em que foi decretado o primeiro Estado de Emergência Nacional, por força da pandemia Covid-19.
Durante os DDN são realizadas ações de divulgação, atividades e prestados todos os esclarecimentos relacionados com os 3 ramos das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea), em Centros de Divulgação espalhados pelo País, o mais próximos possível dos jovens convocados com 18 anos acabados de completar.
Até ao fim do ano, está previsto o envolvimento de mais de 63.000 jovens nessas atividades. Em 2020 haverá, contudo, uma exceção para os jovens residentes em Arouca que, devido ao surto de Covid-19 que está a afetar essa região, ficaram dispensados de se apresentar na Base de Maceda.
Além de Maceda, a 16ª. edição do Dia da Defesa Nacional, regressará às instalações militares de Vila Real, Viseu, Sintra e Portimão.