Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00


Dunas primárias a sul da praia do Furadouro correm perigo, alertam os Amigos do Cáster

Escrito por em 26/08/2022

No final do mês de julho, elementos da Associação Amigos do Cáster realizaram uma ação de sensibilização ambiental, focada na importância da proteção das dunas, ecossistemas que constituem a única barreira natural contra o avanço do mar.

Um grupo de 8 ambientalistas abordou cerca de 300 banhistas, nas zonas Sul e Norte da praia do Furadouro, entregando-lhes folhetos informativos sobre os comportamentos que devem ser observados para que as dunas sejam preservadas.

As mensagens principais são:

  • não calcar as dunas,
  • não estender aí toalhas,
  • não retirar areia nem destruir as plantas que se encontram nas dunas,
  • utilizar os passadiços para a deslocação até ao areal,
  • informar e chamar a atenção das pessoas para uma utilização correta das dunas.

Os Amigos do Cáster destacam a boa aceitação dos veraneantes à mensagem ecologista que transmitiram, contudo verificaram que, na zona sul da praia, em situação de preia-mar, devido à redução do areal disponível, os banhistas estavam a ocupar as dunas primárias que aí se estão a estabelecer.
Como sinal negativo, acresce que o próprio posto do Nadador-Salvador, que identifica a praia como vigiada, está instalado no topo de uma duna primária.

Assim, os ambientalistas dos Amigos do Cáster alertaram a Câmara Municipal de Ovar (CMO) para essa situação, que ameaça o ecossistema dunar e viola o regime de proteção das dunas litorais.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Associação Amigos do Cáster
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *