Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


EGC venceu em S. Mamede, com os seus “Reis” a coroar a exibição

Escrito por em 01/10/2020

Na primeira entrada para a época 2020/2021 com deslocação do Esmoriz ao Pavilhão Eduardo Soares, ao contrário de outrora, o favoritismo pendia para o lado da formação da Barrinha. A AA São Mamede já trazia ritmo de competição, após dois jogos referentes à supertaça. No entanto, se os seus resultados eram alguma indicação, e as constantes mexidas no plantel também, era de que as dificuldades na recepção ao EGC iam ser acrescidas. Os Esmorizenses com um plantel sólido, mostraram claramente ser a equipa mais forte, e acabaram por vencer tranquilamente por 3 sets a zero, apesar da boa evolução dos caseiros ao longo da partida.

Entrada autoritária das caras novas de Bruno Lima…

A primeira face da nova época do Esmoriz, contou com as estreias de Afonso Reis (ex-São Mamede), Pedro Henrique (ex-Clube k) e Everton (ex- SC Caldas), sem esquecer a inclusão do jovem Luís Aguiar (formação), na constituição inicial. Com algumas condicionantes, nomeadamente vários atletas indisponíveis, Bruno Lima apresentou um Esmoriz renovado, que apenas repetia 4 titulares da época passada (se contarmos com os dois líberos em trocas constantes). Apesar das várias novidades, o saldo final acabou por ser positivo, com muitas e boas indicações dos estreantes.

Afonso Reis, desde cedo mostrou ser um claro reforço da posição de distribuidor, sempre muito constante na colocação do passe e com bons apontamentos ao segundo toque.

No centro do ataque, Everton demonstrou toda a sua experiência e das poucas vezes que interveio, foi para definir de vez a jogada a favor da sua equipa. Já o jovem Luís Aguiar, apesar das poucas intervenções na partida, mostrou ter uma boa marcação no bloco e ainda deu o ar de sua graça no último set com dois pontos consecutivos do seu ataque.

Por último, mas não menos importante, na ausência de Rafa, Pedro Henrique revelou-se uma opção muito sólida na zona 4, certamente dando muitas dores de cabeça no momento de bruno Lima escolher entre os dois atletas. O Brasileiro, apesar de precisar ainda melhorar um pouco a segurança da sua recepção e sobretudo na precisão do seu serviço, esteve muito sólido no ataque, pontuando em diversas ocasiões.

Todavia o “reinado” do experiente Roberto, ainda está para durar, com o seu “príncipe” a distribuir as “jóias da coroa”…

Se é verdade que Zé Pedro demonstrou mais uma vez ser um exímio pontuador na zona 2, Roberto Reis em pouco lhe ficou a dever neste encontro nesse capítulo. E se aliarmos tudo isto, a uma recepção quase sempre muito precisa, uma boa disponibilidade defensiva, e um serviço que foi criando várias dificuldades do lado do S. Mamede, obtemos uma exibição a roçar a perfeição.

De um Reis para o outro Reis, o esférico fluía com naturalidade, e a defensiva adversária viu-se em largas ocasiões em “apuros”. Parecia que Afonso e Roberto já jogavam juntos à vários anos, no que promete ser uma combinação de sucesso.

O Resultado final de toda a soma, só poderia traduzir-se numa vitória tranquila…

Desde o primeiro set que se percebeu que o Esmoriz GC era uma formação mais completa, ficando bem visível quando nos aproximávamos dos pontos decisivos. Nesses momentos, a inexperiência e alguma falta de entrosamento dos mamedenses revelou-se ser fatal, e nunca esteve verdadeiramente em causa o desfecho favorável para os Esmorizenses.

Todavia, nos dois últimos sets já se notou uma académica mais atrevida e a cometer menos erros, chegando a espaços a liderar o parcial do período. Sinais de que o futuro da formação poderá ser mais risonho que o início do campeonato, onde conta com duas derrotas.

Esse potencial futuro risonho, passará certamente pela sua mais recente contratação, o seu oposto brasileiro Matheus Veloso, que de longe foi o mais inconformado e o maior desequilibrado da defensiva Esmorizense (com 19 pontos).

No final, ambos os técnicos foram unânimes na superioridade do EGC na partida inaugural do campeonato e no bom plantel da formação da Barrinha. Ouçam as declarações de Bruno Lima e Nuno Coelho, recolhidas por Helder Ferreira junto ao campo:

Bruno Lima | Treinador do Esmoriz GC
Nuno Coelho | Treinador da AA São Mamede


Campeonato Nacional de Séniores masculinos 2020/2021 – Jornada 1 – AA São Mamede x Esmoriz GC

AA São Mamede
6 + 2 inicial: Tomás Dieguez; Ivo Aniceto, Francisco Santos; Sebastião Leão, Luís Filipe Reis; Matheus Veloso; Luís Pereira e Gonçalo Gomes.
suplentes utilizados: Leandro Bitell, Nuno Silva, joão Soares e Miguel Pimpão.
Suplentes: Tiago jesus, Jaime Morais e João Guerra.
treinador: Nuno Coelho

Esmoriz GC
6 + 2 inicial: Afonso Reis; Everton, Luís Aguiar; Roberto Reis, Pedro Henrique; Zé Pedro; Hugo Ribeiro e Gonçalo Sousa.
suplentes utilizados: Bruno Dias, Bruno Santiago e João Francisco.
Suplentes: Vasco Martins, José Pedro Andrade e Frederico Baptista.
treinador: Bruno Lima

Resultado final: AA São Mamede 0 – Esmoriz GC 3 (19-25; 22-25; 21-25)

MVP jogo: Roberto Reis (Esmoriz GC)

No próximo fim-de-semana, novamente jornada dupla, com um grau de exigência a subir um pouco, sobretudo com a deslocação ao Sport Lisboa e Benfica, um dos principais senão o mais forte dos candidatos, já este Sábado. No domingo jogará em casa, por seu turno, com o VC Viana /Casa Peixoto, adversário já bem mais acessível.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Helder Ferreira


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *