Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


Unidades de Saúde de S. Vicente, Arada e Furadouro precisam de obras para reabrir

Escrito por em 01/10/2020

Na terça-feira, dia 29 de Setembro, decorreu mais uma Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Ovar, São João de Ovar, Arada e São Vicente de Pereira de Jusã (UFO). A reunião teve lugar no Auditório da Casa da Junta de São João de Ovar, pelas 21h30, com transmissão em direto na Página do Facebook da União das Freguesias de Ovar.

Durante a Assembleia foram discutidos vários assuntos, incluindo a frágil oferta de serviços de saúde na região, desde a carência do serviço de urgências no Hospital de Ovar, até ao encerramento de várias Unidades de Saúde Familiar (USF), passando pelo atendimento “à porta fechada” das que se encontram a funcionar.

É indecente, aquilo que está a acontecer precisamente aqui no nosso concelho, aqui na nossa União de Freguesias, mais concretamente, que nós, em cinco extensões de saúde ou em pólos de saúde, temos mais pólos encerrados do que abertos

disse Bruno Oliveira, Presidente da UFO

Atualmente só estão abertas à população a USF João Semana, na freguesia de Ovar e a USF de São João de Ovar. Sabe-se que os profissionais de saúde do pólo da USF Alpha de S. Vicente de Pereira foram transferidos para a sede, em Válega e que os profissionais do pólo da USF Laços de Arada foram alocados à sede, em Cortegaça.

O Presidente da UFO informou os presentes que participou numa reunião com a ARSC (Administração Regional de Saúde do Centro), acompanhado de Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, de Domingos Silva, Vice-Presidente e de Miguel Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Maceda. Pedro Almeida, Diretor Executivo do Agrupamentos de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS BV), também participou nos trabalhos. Terá então informado que as Unidades de Saúde encerradas só poderiam ser reabertas depois de algumas obras de beneficiação.

O Sr. Diretor do ACeS do Baixo Vouga, em conversações com o Sr. Presidente da Câmara chegaram a entendimento de ser a Câmara Municipal de Ovar a assumir aquelas que serão as obras necessárias para a reabertura destas três extensões saúde

informou Bruno Oliveira, Presidente da UFO

O Presidente da UFO espera ainda que o atendimento deixe de ser realizado “à porta, ao frio e à chuva”, como infelizmente está a acontecer em várias unidades de saúde, apelando para que sejam aplicadas medidas de desinfeção sistematicamente, uma vez que com a redução do número de Unidades em funcionamento, aumentam os utentes das que se encontram abertas, obrigando ao cruzamento de pessoas que se deslocam de várias localidades do Concelho.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *