Ovarense Futsal teve coração para empatar ao cair do pano

Por em 29/04/2019

Um autêntico thriller da modalidade foi aquilo a que os adeptos de Ovarense e Ossela B assistiram, no passado sábado, no Pavilhão Gimnodesportivo de Arada. Numa partida de futsal emocionante, os alvinegros e os forasteiros de Oliveira de Azeméis lutaram pela vitória até ao último suspiro e o resultado foi uma chuva de golos que culminou com o 4-4 com que terminaram 40 minutos de parada e resposta.

A Ovarense até teve a vantagem no marcador durante a maior parte do encontro e o marcador mexeu bem cedo, ainda na primeira parte. A equipa da casa conseguiu não apenas entrar com maior acutilância na posse de bola como também teve arte e engenho para criar as melhores oportunidades.

Ao intervalo, valia o bis de Jorge Gomes (3′ e 17′), o atleta em maior foco na partida até aí. No entanto, para lembrar que o Ossela B não estava morto e enterrado, os homens de vermelho e branco conseguiram mesmo reduzir a desvantagem em cima do apito para o descanso, com Marcelo Silva a cobrar com frieza uma grande penalidade.

A verdade é que o Ossela B, tendo de correr atrás do marcador, não se limitou a ameaçar a reviravolta. O segundo tempo teve ascendente dos visitantes e os comandados de Bruno Panca só pararam de ameaçar a baliza vareira quando se viram na frente do marcador.

Facto é que que a etapa complementar arrancou com uma Ovarense a todo o gás. Municiada por João Farinhas, a equipa da casa até ampliou a sua vantagem para 3-1. No entanto, no espaço de 8 minutos (entre os 26′ e os 34′), o Ossela B inverteu o texto e colocou-se a ganhar por 3-4 com golos de Hugo, Ricardo Bastos e Alex.

De resto, Hugo era mesmo o jogador em maior destaque nesta fase do encontro. Apesar de nem ter começado no 5 inicial do Ossela B, o camisola 14 dos visitantes encaixou bem no desafio e trouxe muita criatividade ao jogo da sua equipa.

Com pouco mais de 5 minutos para jogar, apenas uma equipa com muito coração poderia voltar a entrar na disputa pelos pontos: mas a Ovarense é mesmo turma de «Raça Vareira». Apoiados pelos adeptos presentes na bancada, os atletas de António Silva ensaiaram um arriscado 5 para 4 e conseguiram fazer mossa na linha defensiva do adversário.

No último suspiro do encontro, João Farinhas conseguiu mesmo chegar ao seu segundo golo. Com um tiraço de fora da área a corresponder a um passe atrasado vindo da lateral, o jogador alvinegro furou as expetativas do Ossela B e garantiu a divisão de pontos em Arada.

No final, e apesar da Ovarense até ter tido a vitória na mão se se julgar o que aconteceu no primeiro tempo e no arranque da etapa complementar, o empate arrancado a ferros trouxe um sabor doce para as hostes vareiras.

Certo é que, neste confronto entre equipas que estavam separadas por apenas 1 ponto à partida para a 25ª jornada da 2ª Divisão Distrital, o empate adiou uma qualquer mudança que pudesse acontecer na tabela classificativa.

Assim, a Ovarense mantém o seu 14º lugar e chega aos 28 pontos no campeonato. Curiosamente, este foi o primeiro empate da (ainda curta) história do futsal alvinegro: a Ovarense soma agora 9 vitórias, 1 empate e 16 derrotas (15 de campeonato, uma de Taça) na sua época de estreia.

Pedro Silva foi o repórter da Rádio AVfm em Arada. Ouça as declarações dos intervenientes:

  • Declarações AD Ovarense | António Silva:
  • Declarações GCR Ossela B | Marcelo Silva:

Tentando dar sequência a um dos melhores momentos da temporada, a Ovarense viaja até Castelo de Paiva já nesta terça-feira. Pela frente, a equipa vareira terá a AD Casal, atual 6º classificado. Em caso soma de pontos, a Ovarense conseguirá amealhar pela terceira vez consecutiva esta época, algo que ainda não fez em nenhuma outra ocasião.

FICHA DE JOGO | AD Ovarense x GCR Ossela B | 2ª Divisão Distrital – 25ª Jornada

AD Ovarense: Rui Pereira, Leandro Bernardes, João Farinhas, Rafael Sousa (c), Jorge Gomes
Jogaram ainda: Ricardo Oliveira, Ricardo Rodrigues, José Tomé, Renato Farraia
Treinador: António Silva

GCR Ossela B: Xavi, Ricardo Bastos, Tiago Ferraz, Marquinhos, Marcelo Silva
Jogaram ainda: Ricardo, Miguel, Rui, Alex, Hugo
Treinador: Bruno Panca

Resultado final: 4-4
Resultado ao intervalo: 2-1
Marcadores: Jorge Gomes (3′, 17′), Marcelo Silva (g.p. 18′), João Farinhas (22′, 39′), Hugo (26′), Ricardo Bastos (32′), Alex (34′)

MVP Rádio AVfm: João Farinhas (AD Ovarense)
O camisola 5 da Ovarense foi, mais uma vez, um dos motores da equipa. Inserido numa exibição coletiva de bom nível da equipa, foi ainda o autor de um bis e o herói tardio que garantiu o empate à Ovarense. Depois de ter deixado para trás a aventura no futebol, João Farinhas começa a dar cartas na distrital de futsal.


Fotos: António Silva
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST