Em março o Governo disponibiliza 2 testes de despiste à Covid-19 gratuitos por utente
Escrito por AVfm em 04/03/2022
Ao longo deste mês, o Governo mantém o regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.
Contudo, a oferta é reduzida para dois testes por utente.
Segundo o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, esta medida justifica-se pela nova fase da pandemia em que o país se encontra, acompanhando a evolução positiva da situação epidemiológica e o alívio das medidas de contenção da pandemia Covid-19.
Com a apresentação de teste de despiste ao SARS-CoV-2 com resultado negativo a deixar de ser necessária na maioria das situações, existe uma menor necessidade de testagem da população.
Relacionado:
Recorde-se que, em janeiro passado, esta medida previa a disponibilização de seis testes mensais gratuitos por utente, comparticipados na totalidade às farmácias e laboratórios aderentes. Desde o início deste mês, o valor da comparticipação dos TRAg passa a ser de 10€, refletindo os atuais custos associados à sua realização.
A medida, que disponibiliza dois testes por mês, é apenas uma componente de uma estratégia de testagem a nível nacional, não devendo ser confundida com a realização de testes de diagnóstico à Covid-19 (PCR ou TRAg) prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) a pessoas sintomáticas ou que contactaram com infetados.
[give_form id=”81006″]