Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


Em reportagem na abertura da Mostra de Oportunidades de Formação e Emprego

Escrito por em 17/09/2022

Arrancou ontem de manhã a Mostra de Oportunidades de Formação e Emprego, promovida pelo projeto de inclusão e desenvolvimento social CLDS 4G: Ovar_nova.geração+#inclusão, em parceria com a autarquia, na Arena de Ovar.

Os CLDS (Centros Locais de Desenvolvimento Social) são projetos financiados por fundos comunitários e por entidades locais, formando equipas que criam iniciativas para oferecer mais e melhores condições às comunidades onde atuam.

Durante os dias de ontem e de hoje, estão reunidas, na Arena de Ovar, várias entidades (educativas, empresariais, institucionais, etc) que apresentam as oportunidades disponíveis na região, ao nível da educação e do emprego.

A Rádio AVfm esteve presente na Sessão de Abertura, registando o momento:

Álvaro Gomes | Presidente da Direção da Fundação Padre Manuel Pereira Pinho e Irmã

Álvaro Gomes, Presidente da Direção da Fundação Padre Manuel Pereira Pinho e Irmã, explicou que, em Ovar, o projeto é coordenado pela instituição valeguense, estando no terreno desde novembro de 2019. Da sua atuação, fazem parte três eixos, nomeadamente o Emprego, Formação e Qualificação; a Intervenção Familiar e Parental Preventiva da Pobreza Infantil; e a Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa.

O responsável agradeceu à equipa que coloca as iniciativas em prática, constituída por jovens técnicas. Quanto ao evento, ressaltou a sua importância, sendo necessário mostrar aos estudantes e trabalhadores as oportunidades e ferramentas disponíveis.

Salvador Malheiro | Presidente da Câmara Municipal de Ovar

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, agradeceu à instituição valeguense por ter acolhido e assumido o projeto, assim como a outras entidades parceiras que estão a colaborar com o CLDS de Ovar.

O edil constatou a presença de vários “players” da comunidade vareira como entidades do sistema educativo, da segurança, da proteção civil e do setor empresarial, promovendo assim uma mostra diversificada.

Refletiu que todos já passámos ou podemos vivenciar momentos de instabilidade e, nesse seguimento, sublinhou a importância das instituições de solidariedade social e deste tipo de iniciativas que dão amparo e soluções às pessoas que estão nesses maus momentos, contribuindo para um município mais equilibrado.

Não concordando com modos de vida subsídio-dependentes a longo prazo, Salvador Malheiro, defendeu que é preciso uma ajuda de primeira instância nos momentos de necessidade e um posterior acompanhamento, que proporcione “ascensor social“, também através de oportunidades de aprender e trabalhar, garantindo aos cidadãos autonomia e criando condições para que não precisem novamente de ajuda.

Além das intervenções, que podem ser ouvidas clicando nos respetivos players, reveja instantâneos do primeiro dia da Mostra de Oportunidades de Formação e Emprego, com uma amostra alargada dos stand’s presentes:

« de 40 »

[give_form id=”81006″]


Áudio: Jaime Valente
Fotos: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *