Engenho Explosivo deu à costa em Esmoriz e foi inativado

Por em 07/09/2020

A 4 de Setembro, deu à costa vareira um “Marcador de Fósforo”, do tipo “Marine Marker”, na Praia do Cantinho, em Esmoriz.

Cerca das 11h30 os Bombeiros Voluntários de Esmoriz deslocaram para o local 2 viaturas e 7 operacionais. A corporação alertou ainda a Capitania do Porto do Douro, a Guarda Nacional Republicana e a Base Aérea de Maceda.

O dispositivo em causa era um engenho fumígeno (produz fumo) que tem por finalidade marcar a localização onde é detonado. Os “Marine Marker” são utilizados em treinos e exercícios aéreos. Dependendo dos locais onde são largados e dos rumos das correntes marinhas, são frequentemente arrastados para as praias.

A Polícia Marítima, também presente no local, criou um perímetro de segurança na praia. Posteriormente inativou o engenho, num local resguardado e seguro. Até ao fim da operação, que terminou com a detonação, os bombeiros da corporação esmorizense estiveram presentes.

Muitos destes engenhos, quando dão à costa, ainda se encontram operacionais, contendo parte da sua carga, pelo que as entidades alertam para o seu perigo, pedindo que não sejam manuseados. Caso venha a encontrar algum, deverá contatar as autoridades ou marcar 112, o número nacional de emergência.

Já na semana anterior, a 27 de agosto, haviam sido encontrados e detonados outros dois engenhos explosivos “Marine Marker” no Furadouro!


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST