Anos depois da candidatura a património imaterial, o Cantar dos Reis de Ovar está em consulta pública

Por em 07/09/2020

Uma das tradições do inverno vareiro, o “Cantar os Reis”, foi alvo de um processo de candidatura a património nacional imaterial.

A autarquia pretende ver este legado que atravessou gerações no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Finalmente, o Ministério da Cultura deu seguimento ao processo, abrindo o período de consulta pública.

Enquanto por todo o País de cantam “as Janeiras”, em Ovar as “Troupes” cantam “os Reis”, apresentando-se há muitos anos com letras e músicas originais, fazendo parte do programa cultural vareiro como uma marca insubstituível do nosso município.

um processo de codificação artística, social e performativa considerada diferenciadora, uma vez que adquiriu um recorte cultural próprio, sofisticado ao nível da composição musical e poética, e especializado ao nível da performance”.

justifica-se na candidatura

A consulta pública, que decorrerá ao longo de 30 dias, permitirá que, relativamente a esta candidatura a património nacional imaterial, qualquer cidadão se pronuncie, fazendo chegar à Direcção-Geral do Património Cultural informação que possa ser pertinente no sentido da classificação ser aceite ou recusada.

Reveja aqui o espetáculo do Centro de Arte de Ovar deste ano:


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Bruna Rodrigues


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST