Toninha-comum deu à costa no nosso Concelho

Por em 06/09/2020

Têm sido vários os animais, sobretudo cetáceos (animal marítimo e mamífero), que ultimamente têm dado à costa vareira. Independentemente dos motivos, seja pela procura de alimentação, ou pelo melhor local para acasalar, muitas vezes não conseguem sair da zona balnear. Outras vezes, contudo, os animais chegam ao areal já sem vida, devolvidos pelo mar.

Este último cenário é o mais plausível para a Toninha-comum que chegou a terra na manhã de ontem.

Cerca das 11h40, foi realizado o resgate do animal, na zona entre as Praia Velha e São Pedro de Maceda, numa ação conjunta entre os Bombeiros Voluntários de Esmoriz e os Nadadores Salvadores.

Com o recurso ao veículo 4×4 recentemente adquirido por aquela Corporação, o cadáver da Toninha-comum foi removido da praia.

A Toninha

A Toninha é um cetáceo (animal marítimo e mamífero) da família Phocoenidae, que prefere as águas frias do hemisfério norte, sobretudo zonas costeiras e estuários (ambiente aquático de transição entre um rio e o mar).

É a espécie com menor dimensão da sua família, sendo que em estado adulto pode medir 1,5 metros e pesar até 80kg. Normalmente as fêmeas pesam em média mais 5kg do que os machos.

Ao contrário dos outros membros da família, esta espécie de golfinho tem o focinho arredondado e não muito pronunciado. As suas barbatanas e costas são de uma cor cinza escuro. Já a parte inferior, do focinho até à cauda, tem uma tonalidade mais clara.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST