Envolvente das Termas de S. Jorge ficará mais moderna e acessível, mantendo a identidade
Escrito por AVfm em 24/11/2021
O executivo municipal de Santa Maria da Feira visitou a requalificação da envolvente das Termas de S. Jorge, em curso há cerca de meio ano. O presidente da autarquia, Emídio Sousa, afirmou que já é possível antecipar a beleza e a modernidade no centro da vila termal das Caldas de S. Jorge.
Este espaço vai ficar ainda mais bonito, com um toque de modernidade que privilegia o cidadão, mantendo a identidade de sempre.
frisou o edil
A intervenção urbana tem a duração prevista de 18 meses, contemplando:
- a construção da rede de drenagem de águas residuais e pluviais e infraestruturas elétricas/iluminação,
- a requalificação de arruamentos, passeios e faixa de rodagem,
- a reorganização dos espaços de estacionamento,
- a reabilitação do Largo do Coreto e do passeio junto ao rio Uíma, com ligação aos circuitos pedonais do Parque das Ribeiras do Uíma,
- a preservação e valorização das áreas verdes,
- a relocalização do parque infantil,
- a substituição da sinalização e mobiliário urbano.
O projeto foi elaborado de forma a respeitar os valores e a identidade dos espaços intervencionados, preservando o património arbóreo, desde que saudável, a par dos emblemáticos Jardim Dr. Carlos Ribeiro e Largo do Coreto, espaços que serão beneficiados com novas acessibilidades, mais próximas e mais amigas do cidadão.
A primeira fase da empreitada, entretanto concluída, foi a mais exigente, com a implementação de toda a rede de infraestruturas de água, saneamento e iluminação. Também já está finalizada a requalificação da Rua António Henriques Ribeiro e parcialmente intervencionada a Rua Monte de Cima, que beneficiará do novo espaço de estacionamento, criado para apoio às Termas de S. Jorge, que deverá ser mantido e melhorado para utilização futura.
Caldas de S. Jorge já tem instalado um novo parque infantil e uma área juvenil dedicada à prática de slide, junto ao circuito de manutenção sénior. Aí ficará localizada uma área de lazer e de atividade física para diferentes faixas etárias, renascendo no centro da vila, na margem direita do rio Uíma.
Nunca tive dúvidas de que os transtornos causados por estas obras seriam largamente compensados com os inúmeros benefícios, que já começam a tornar-se evidentes quer para os residentes quer para os visitantes
vincou Emídio Sousa
A empreitada representa um investimento municipal superior a 2 milhões de €uros, inserido na estratégia municipal de revitalização dos centros urbanos e de espaços emblemáticos do território feirense, para usufruto pleno das populações. As obras deverão estar concluídas no outono de 2022.