Escola do Furadouro (finalmente) requalificada e ampliada. Obra foi inaugurada no Dia do Município
Escrito por AVfm em 26/07/2022
Durante o dia de ontem, 25 de julho, decorreram vários eventos públicos no concelho de Ovar, celebrando o Dia do Município. Na verdade, a autarquia promoveu desde sexta-feira um programa com vários momentos lúdicos e culturais, assinalando a passagem do 38º. aniversário da elevação de Ovar a cidade.
As iniciativas de ontem assumiram um cariz mais formal. A manhã foi marcada pela Guarda de Honra realizada pelas corporações de Bombeiros do concelho, pela Sessão Solene evocativa da efeméride e pela inauguração da empreitada de Adaptação de Edifício Escolar a Habitação, em Válega.
No início da tarde rumar-se-ia até à praia do Furadouro, onde se concretizaria o primeiro ato público da tarde, a inauguração da obra de Beneficiação e Ampliação da Escola do Furadouro.
Esmeralda Souto | Professora e ex-Presidente da Junta de Freguesia de Ovar
Esmeralda Souto, professora reformada e outrora presidente da Junta de Freguesia de Ovar, foi a primeira interveniente. Começou por admitir estar muito contente e mesmo comovida por presenciar a requalificação do espaço escolar, que para si tem uma importância acrescida, pois foi onde ingressou a lecionar quando se mudou para Ovar há mais de 5 décadas. Confessou que concorria a todas as oportunidades para melhorar o estabelecimento de ensino, tendo o mesmo sido o primeiro do país a beneficiar de uma “mediateca”.
Bruno Oliveira | Presidente da União das Freguesias de Ovar
A segunda intervenção foi da responsabilidade de Bruno Oliveira, presidente da União das Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira Jusã (UFO). O autarca deu os parabéns à Câmara Municipal pelo trabalho desenvolvido, seguro que as novas instalações irão permitir aos profissionais de educação melhores condições para lecionar as crianças da comunidade.
Salvador Malheiro | Presidente da Câmara Municipal de Ovar
Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, agradeceu a compreensão dos professores da instituição relativamente à demora da obra de requalificação e ampliação.
Consciente das fragilidades económico-sociais da zona do Furadouro, fez votos de que as instalações renovadas possam criar condições para que as crianças se consigam tornar bons homens e mulheres, salientado que o “futuro do nosso município está precisamente nas pessoas“.
Além das intervenções, que podem ser ouvidas clicando nos respetivos players, reveja alguns momentos do ato público:
[give_form id=”81006″]