Esmoriz empata em casa; Guerreiros da Barrinha voltam a pontuar
Escrito por AVfm em 08/10/2025
Num duelo de aflitos, até foi o Esmoriz que entrou mais determinado e teve a primeira grande oportunidade do jogo. O Pampilhosa reagiu e criou o único lance de perigo iminente para a baliza de Ima Lino. Na segunda parte, os Guerreiros da Barrinha tiveram ocasiões para chegar à vantagem no marcador, contudo estas acabaram por ser dissipadas. Sendo assim, o resultado foi um empate sem golos (0-0) e ambas as equipas somaram um ponto na sua caminhada.
Não obstante ter apresentado um bom modelo de jogo e dinâmicas muito interessantes no processo ofensivo, André Canedo e a sua equipa técnica não resistiram à derrota em Fermentelos. A estrutura do Esmoriz optou pela mudança de treinador e para o seu lugar ingressou Porto Gomes. O treinador de 39 anos esteve a última vez no ativo ao leme do Cesarense na temporada 2023/24 e pretende retirar os Guerreiros da Barrinha dos lugares periclitantes da tabela classificativa o mais rápido possível.
Posto isto, a jogar na Barrinha perante os seus adeptos, o Esmoriz ambicionava lograr a primeira vitória no Campeonato Sabseg 2025/26. O novo técnico dos Guerreiros da Barrinha abdicou do 4-4-2 que estava a ser utilizado e apostou num 3-5-2 com o reforço Diogo Azevedo junto ao capitão Diogo Farias no meio-campo e o jovem irreverente Dani Matos a médio ofensivo. Além disto, o Esmoriz apresentou-se com três alterações no onze inicial, ou seja, Rachinha, Tomás Moreira e Léo Pereira saíram para as entradas de André Novo, Diogo Azevedo e Dani Matos.
Do outro lado, também estava um Pampilhosa com dificuldades para somar pontos no campeonato e que procurava alcançar os primeiros três pontos esta temporada. Os Ferroviários vinham de uma derrota pesada em casa e queriam dar uma resposta categórica. A equipa treinada por Nuno Raquete apresentou-se em 4-3-3 e com três mudanças em comparação com o onze que enfrentou o Oliveira do Bairro. O lateral ex Anadia Gonçalo Pereira foi preterido por Tiago Duarte, o defesa central brasileiro Vitão cedeu o seu lugar a Afonso Arcanjo e Binita, por acumulação de amarelos, foi expulso e ingressou para a sua posição o número 10 e capitão de equipa Allan Fayan.
A “chicotada psicológica” impactou imenso a equipa do Esmoriz que entrou mais pressionante no jogo. Os Guerreiros da Barrinha exibiram uma faceta completamente discrepante e tiveram a primeira grande oportunidade de golo do encontro. Depois de uma bola parada defeituosa do Pampilhosa, a equipa orientada por Porto Gomes aproveitou um contra-ataque fulgurante para realizar um remate perigoso à baliza dos Ferroviários. No entanto, Ivo Lucas finalizou para uma grande intervenção do guarda-redes João Brito. A turma liderada por Nuno Raquete reagiu e evidenciou alguma qualidade em organização ofensiva, contudo no último terço estava com problemas para criar grandes lances de perigo ou situações claras de golo.
Em contrapartida, o Esmoriz teve uma capacidade colossal para efetuar contra-ataques perigosos e, após uma recuperação de bola importante do médio Diogo Farias podia ter chegado ao primeiro golo na partida. O capitão do Esmoriz cruzou para uma saída imperfeita de João Bastos, que deixou a bola escapulir, mas recuperou rápido o posicionamento e fez uma enorme defesa ao remate do ex Vista Alegre Adriano Silva.
A seguir a este lance, a equipa orientada por Nuno Raquete teve a única grande oportunidade de golo no jogo. O médio Rodrigo Raquete, sobrinho do mister, passou para o extremo irreverente Dadal que realizou um passe exímio para Elivelton Borges. O ponta de lança brasileiro finalizou de primeira e a bola foi ligeiramente por cima da baliza defendida por Ima Lino.

Na segunda parte, o Esmoriz entrou novamente mais acutilante no encontro e, após uma boa saída na 1ª fase de construção, Diogo Farias fez um passe extraordinário para Adriano Silva que encarou com ousadia o lateral direito Rafael Rocha no um para um e rematou para mais uma defesa fantástica de João Brito. No seguimento da jogada, a bola sobrou para o suspeito do costume Adriano Silva que efetuou um cruzamento venenoso na direção da baliza. O guarda-redes dos Ferroviários estava atento e evitou o primeiro tento dos Guerreiros da Barrinha.
A equipa treinada por Porto Gomes estava avassaladora e, depois de um imbróglio num canto, a bola ficou nos pés do médio Diogo Azevedo que cruzou para um cabeceamento traiçoeiro de Rui Silva. O esférico ia novamente na direção da baliza, todavia João Brito encontrava-se, mais uma vez, muito concentrado e sacudiu para canto.
O Esmoriz continuava com muita supremacia e já merecia lograr o primeiro golo que permitia estar em vantagem no resultado. Porém, a bola teimava em não entrar e, depois de um excelente cruzamento do ala esquerdo Rachinha, Ivo Lucas apareceu de rompante ao primeiro poste e rematou à trave da baliza dos Ferroviários. O Pampilhosa estava a atravessar um período mais conturbado na partida e estava com problemas para reagir. Nuno Raquete ainda inverteu o triângulo do meio-campo e passou a jogar com Rodrigo Raquete e David Brás lado a lado mais Allan Fayan a médio ofensivo, mas os Ferroviários não estavam inspirados.

Até ao final, os dois treinadores realizaram alterações para refrescar as equipas e vencer o encontro, mas os lances de perigo foram parcos. O jogo findou num empate sem golos (0-0) e, não obstante os Guerreiros da Barrinha ambicionarem a primeira vitória, voltaram a amealhar um ponto depois de duas desgraças consecutivas.
Ouça as intervenções dos treinadores do SC Esmoriz e do FC Pampilhosa, clicando no respetivo player:
SC Esmoriz – Porto Gomes
FC Pampilhosa – Nuno Raquete
SEGUE-SE A VISITA AO RELÂMPAGO NOGUEIRENSE
Depois de obter o primeiro ponto ao comando do Esmoriz, Porto Gomes almeja alcançar a primeira vitória dos Guerreiros da Barrinha esta época. Pela frente terá o Relâmpago Nogueirense que, apesar de já ter conhecido o sabor da vitória, soma quatro derrotas consecutivas no campeonato e é a segunda pior defesa da competição. Sendo assim, a equipa da Barrinha tem aqui uma boa oportunidade para arrecadar os tão desejados três pontos e pode subir alguns lugares na tabela classificativa, saindo assim dos lugares de despromoção. No entanto, a jogar no Parque da Concórdia com os seus adeptos a apoiar, a equipa orientada por Carlos Camarinha quer regressar às vitórias e vai obstar ao máximo a missão dos Guerreiros da Barrinha.
AVfm 




