Ovarense goleia JuveForce; Vareiros ascendem ao topo da Tabela Classificativa
Escrito por AVfm em 08/10/2025
A jogar no Marques da Silva perante os seus egrégios adeptos, a Ovarense entrou acutilante e rapidamente chegou à vantagem no jogo. Depois do golo inaugural, a JuveForce ficou reduzida com dez jogadores e os Vareiros ficaram confortáveis na partida. A equipa treinada por Fábio Vieira evidenciou uma enorme supremacia e ampliou o resultado, vencendo assim por cinco bolas a zero (5-0).
Após a vitória conquistada frente ao São Roque, a Ovarense pretendia assegurar a segunda vitória consecutiva no campeonato e, em função de resultados alheios, podia atingir o topo da classificação no Campeonato Sabseg. A equipa orientada por Fábio Vieira apresentou-se no seu 4-4-2 com dinâmicas muito interessantes, principalmente, em organização ofensiva e com cinco alterações no onze inicial.
O defesa central ex-São João de Ver Edgar Almeida reentrou para o lugar de Nuno Martins; o ex-Pevidém Leandro Silva regressou à posição de lateral direito em detrimento de Boateng; o lateral esquerdo ex-Marco 09 Zézinho voltou à titularidade em vez de Lekan; o extremo irreverente Lucas Lima reintegrou o onze para o lugar de Zac Crespo; e o avançado goleador Gonçalo Semedo reingressou na posição de Morgan.
Por outro lado, a JuveForce almejava regressar às vitórias depois do desaire em casa frente ao recém-promovido Cesarense para alcançar uma posição mais serena na tabela classificativa. Diogo Resende estava ciente das dificuldades de defrontar a Ovarense no Marques da Silva e abdicou do 4-4-2 utilizado nas quatro jornadas iniciais com o talentoso Rui Silva perto do avançado Micael Lima. O jovem técnico da equipa de Vagos apostou no 3-4-3 que já tinha apresentado no último jogo contra os Vareiros nas meias-finais da Taça de Aveiro da temporada transata e realizou ainda duas alterações no onze inicial.
O lateral direito Pedro Neves foi preterido pelo defesa central Ivo Mesquita, ou seja, Bacar Djassi, Ivo Mesquita e Ricardo Santos foram os defesas centrais, Rúben Pires atuou como ala direito e Matheus Leite como ala esquerdo. Além disto, o médio ex Pampilhosa Martim Nascimento foi expulso por acumulação de amarelos e entrou para o seu lugar o jovem médio Tiago Mota.

Depois da última vitória inebriante no “dérbi distrital” em casa, os Vareiros estavam motivados e pretendiam somar mais uma vitória na sua fortaleza. A turma liderada por Fábio Vieira teve uma entrada incisiva e chegou ao golo numa fase muito precoce do jogo. Após um passe espetacular do mágico Pedro Martins, Cacheira recebeu a bola e com um toque magistral deixou a bola para Zézinho, que efetuou um cruzamento teleguiado para um cabeceamento fortíssimo do inevitável Gonçalo Semedo (8´). O golo abalou claramente a JuveForce e, a seguir a uma entrada veemente e estapafúrdia de Rúben Pires, a equipa orientada por Diogo Resende ficou reduzida a dez unidades. A estratégia dos homens de Vagos foi completamente subvertida e a hegemonia da Ovarense começou a ser cada vez mais percetível.
Depois de uma disputa de bola controversa entre Mário Correia e Ricardo Santos, Gonçalo Semedo efetuou uma bela jogada e passou para o extremo Luís Cacheira que com um toque simplista deixou para Lucas Lima fazer o segundo para os Vareiros (18´). O desalento dos jogadores da JuveForce era cada vez mais significativo e a equipa treinada por Fábio Vieira aumentou novamente o marcador. Uma trivela espetacular do lateral esquerdo Zézinho, a fazer lembrar Ricardo Quaresma, isolou Cacheira que no frente a frente com José Ramos não claudicou e marcou o terceiro para a Ovarense (36´). Começava-se a pressagiar que o resultado pudesse ganhar contornos de goleada e, depois de um passe atrasado de Pedro Martins, Lucas Lima rematou de primeira e colocou a bola “onde a coruja mora”, sem hipóteses para o jovem guarda-redes da JuveForce (41´). Antes do apito para o intervalo, Cacheira bisou no encontro (44´) e mostrou novamente a Fábio Vieira e à sua equipa técnica que tem muita competência, não só para colmatar a ausência de André Claro, mas também para assumir a titularidade.

Na segunda parte, Fábio Vieira realizou algumas alterações e os Vareiros tiveram dificuldades para criar oportunidades de golo. Em contrapartida, a JuveForce ainda teve uma oportunidade flagrante de golo para marcar o seu golo de honra. O inconformado Rui Silva foi um “oásis no deserto” na equipa liderada por Diogo Resende e, após um grande trabalho individual, desferiu um remate fortíssimo para uma excelente intervenção do experiente guarda redes Diogo Almeida. O resultado perdurou até ao final e a Ovarense venceu perentoriamente a JuveForce por cinco bolas a zero (5-0), subindo assim ao topo do Campeonato SABSEG 2025/26.
Ouça as intervenções dos treinadores da Ovarense e da JuveForce, clicando no respetivo player:
AD Ovarense – Fábio Vieira
ADC Ponte de Vagos – JuveForce – Diogo Resende
SEGUE-SE A VISITA AO ESTARREJA
Num duelo entre duas equipas que se encontram no topo da classificação, a Ovarense pretende vencer a partida para ultrapassar o Estarreja. Os Tubarões do Antuã, recém-promovidos ao Campeonato Sabseg, estão a efetuar um arranque de temporada proeminente com quatro vitórias e um empate, contudo enfrentam agora o seu primeiro grande teste da época. A equipa comandada por Fábio Vieira tem como objetivo primordial assegurar a subida ao Campeonato de Portugal e, portanto, desloca-se a Estarreja com um desígnio claro de alcançar a terceira vitória consecutiva e, dependendo do resultado do Fiães, pode mesmo isolar-se no primeiro lugar do campeonato.
AVfm 




