Esmoriz vence em casa; Guerreiros da Barrinha alcançam primeira vitória no campeonato
Escrito por AVfm em 23/10/2025
O Esmoriz entrou acutilante no jogo e chegou cedo à vantagem no marcador. O Alba ficou melindrado com o golo sofrido e depois de uma perda de bola pueril os Guerreiros da Barrinha chegaram ao segundo na partida. A equipa treinada por Paulo Matos reduziu através de um livre, no entanto a equipa orientada por Porto Gomes dilatou ainda mais o resultado. Na segunda parte, o Alba reagiu e diminuiu a desvantagem, contudo o Esmoriz somou três pontos muito importantes e venceu indubitavelmente por quatro bolas a duas (4-2).
No retorno ao estádio da Barrinha, o Esmoriz almejava alcançar a primeira vitória na competição para se aproximar dos lugares que garantem a manutenção no Campeonato Sabseg. Deste modo, após a derrota frente ao Relâmpago Nogueirense, Porto Gomes exibiu-se no 3-5-2 habitual e realizou algumas alterações no onze inicial. O jovem ex Tondela André Novo entrou para ala direito, Jude Burst atuou no meio-campo em detrimento de Dani Matos, o reforço ex Cinfães Martim Costa jogou a ala esquerdo no lugar de Rachinha que rescindiu com o clube e Léo Pereira foi preterido pelo inconformado Adriano Silva na frente de ataque.
Por outro lado, o Alba pretendia dar continuidade à vitória frente ao Oliveira do Bairro e apresentou-se no habitual 3-5-2 sem nenhuma alteração no onze incipiente. Sendo assim, Paulo Matos apostou no guarda-redes Jorge Garrido, nos defesas centrais Armando Olim, Duarte Garrido e Bernardo Carvalho, nos médios Mathieu, João Tomás e Bruno Ribeiro e nos avançados Simão Santos e Pedro Souza.
Numa tarde idiossincrática de inverno, o Esmoriz teve uma entrada arrebatadora e adaptou-se melhor às condições adversas em que o jogo se estava a desenrolar. Os Guerreiros da Barrinha estavam mais agressivos nos duelos e o Alba estava com muitas dificuldades para ter bola em organização ofensiva. Posto isto, após uma boa saída de pressão de Adriano Silva sobre Mathieu, a bola entrou em André Novo que cruzou para uma saída incompleta do jovem guardião ex Ovarense Jorge Garrido. Na recarga, o estreante Martim Costa surgiu de rompante e finalizou para o primeiro golo do encontro (8´).
A turma liderada por Paulo Matos ficou abalada com o golo e, após um passe mal efetuado pelo defesa central Armando Olim, o ex Beira Mar B Bernardo Carvalho chegou tarde ao lance e cometeu uma grande penalidade sobre Ivo Lucas. O goleador de serviço dos Guerreiros da Barrinha não tremeu frente a Jorge Garrido e ampliou a vantagem no marcador (11´).

O Esmoriz estava confortável na partida, porém o ala esquerdo Gabriel Oliveira marcou um golaço de livre direto com algum auxílio do vento e o Alba reentrou na discussão do resultado (17´). Não obstante o golo sofrido, a equipa orientada por Porto Gomes continuava a ter mais hegemonia no jogo e, num lance de insistência, André Novo cruzou para um cabeceamento do capitão Diogo Farias por cima da baliza guarnecida por Jorge Garrido. Os Guerreiros da Barrinha estavam a criar lances de perigo e, a seguir a mais um duelo ganho pela linha defensiva do Esmoriz, o norte americano Jude Burst passou para Ivo Lucas que desferiu um remate forte ao lado da baliza do Alba.
Os pupilos de Paulo Matos não conseguiam reagir e tiveram imensos problemas para explorar os ataques ao espaço ou as diagonais dos dois avançados Pedro Souza e Simão Santos em contra-ataque ou ataque posicional. O número 10 Bruno Ribeiro também não despontou devido às circunstâncias em que a partida decorreu e o Alba parecia uma equipa sem grandes ideias com bola. Desta forma, depois de um passe exímio de Adriano Silva para o movimento interior de Martim Costa, o ala esquerdo ex campeão nacional pelos sub-19 do Famalicão não vacilou no duelo com Jorge Garrido e bisou no encontro (45 + 4´).

Na segunda parte, Paulo Matos efetuou uma alteração e colocou o avançado ex Mourisquense Guilherme Salvador no lugar de Pedro Souza com o objetivo de ganhar mais duelos no ataque e melhorar o rendimento dos homens de Albergaria-a-Velha. Todavia, o Esmoriz entrou novamente veemente no jogo e incrementou a vantagem no resultado. A seguir a um cruzamento com conta, peso e medida de Ivo Lucas, Jude Burst cabeceou na perfeição para o quarto dos Guerreiros da Barrinha (47´).
O Alba cresceu com as substituições e, após um cruzamento de Bruno Ribeiro ao segundo poste, o defesa central Bernardo Carvalho desviou de cabeça para Rafael Peleja atenuar mais a desvantagem no marcador (65´). A turma de Paulo Matos forjou mais ocasiões de golo e assumiu as rédeas da partida, no entanto os Guerreiros da Barrinha encontravam-se bem organizados defensivamente e seguraram o resultado. Portanto, o Esmoriz somou a primeira vitória no campeonato e três pontos nevrálgicos na sua caminhada.
Ouça as intervenções dos treinadores do SC Esmoriz e do SC Alba, clicando no respetivo player:
SC Esmoriz – Porto Gomes
SC Alba – Paulo Matos
SEGUE-SE A DESLOCAÇÃO A AVANCA
No Parque Desportivo da Associação Atlética de Avanca, o Esmoriz pretende assegurar a segunda vitória consecutiva na temporada para escapulir aos lugares de despromoção. Do outro lado, estará uma equipa do Avanca muito fragilizada pelo arranque tenebroso de época que realizou e que ainda não somou qualquer ponto na prova. Desta forma, os Guerreiros da Barrinha têm aqui uma grande oportunidade para amealhar mais três pontos e subir algumas posições na tabela classificativa, permitindo assim que os índices anímicos aumentem e que possam estar ligeiramente mais tranquilos.
AVfm 




