Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Expresso do Oriente | A primeira etapa

Escrito por em 18/04/2022

Um dos maiores desafios de viajar com uma criança tão pequena, como o pequeno Sebastião de apenas 1 ano, são os tempos de trajecto e esta aventura em concreto, tinha pelo menos uma viagem de 16 horas e uma de 10 horas. Porém, nós decidimos ir ao nosso ritmo e ir percebendo como lidar com o que nos fosse aparecendo.

A primeira deslocação era a de avião e se o comboio nos permite caminhar, usar o chão, passear, o avião – de 3h20 de duração até Viena – exige outro esforço: o de distrair, entre duas cadeiras sem chão a ser usado, uma criança que, apesar de não ser a primeira vez que voa, tem cada vez mais consciência de si e do mundo. Quer ir, tocar, comunicar, perceber. A única coisa que não quer, é estar parado num só lugar.

Foi por isso uma adaptação tremenda, ao possibilitar o salto entre colo e colo, ao deixar mexer nas mesas que abrem, no folheto de segurança, nos pequenos brinquedos que levávamos, no colete de segurança amarelo, mas nunca, nunca o telemóvel, que uma criança desta idade não deve ainda “usar” como distração. Provavelmente o mais simples, mas o menos aconselhado.

Foi, por isso uma viagem/experiência. Para nós, pais. E chegados ao fim, um alívio, um concluir que o pequeno Sebastião é mesmo um bichinho (nome que carinhosamente lhe chamamos) fácil de adaptação a todos os ambientes (fruto também do que quisemos que ele vivesse até hoje) e de sorriso fácil para as outras pessoas.

Viena. 1ª etapa. Ponto de partida para Budapeste, o nosso primeiro trajeto do Expresso do Oriente.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Rafael Polónia
Texto: Rafael Polónia

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *