Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Falta de critério no último terço conduz AD Ovarense a nova derrota no Sabseg

Escrito por em 11/11/2020

Com um condicionamento fora do vulgar, motivado pela novas normas da pandemia, ambas as equipas entraram para a jornada 9 com uma preparação longe de ideal. Longos dias de paragem, trouxeram a imprevisibilidade do resultado, e quem acabou por beneficiar foi o SC Alba que chegou à sua primeira vitória no Sabseg, não conseguindo assim a Ovarense aproveitar para recuperar da pesada derrota em Estarreja. A posse de bola até abundou para o lado dos vareiros, no entanto foram os caseiros que dispuseram das melhores oportunidades, acabando Igor por estabelecer o resultado final de 1-0, numa dessas oportunidades.

Se a posse se traduzisse em golos, era uma goleada…

Na verdade foi a ADO quem controlou a posse de bola e jogou dentro do meio campo do Alba a maior parte do tempo. Todavia, não menos verdade foi que a equipa da casa soube aproveitar esse factor para o seu benefício, e dispôs das melhores ocasiões ao longo do encontro. Logo ao primeiro minuto, Igor começou por avisar demonstrar que existiam alguns problemas de comunicação no lado direito da defesa, entre Fábio Pereira e Márcio, com o esférico a entrar entre os dois e a obrigar Renato Lopes a uma grande intervenção.

Não foi nesse momento, mas à passagem do minuto 14′, que essa falha revelou-se fatal para a baliza dos vareiros, com Igor, quase a papel químico, a aparecer novamente isolado do lado esquerdo da área e desta vez a desfazer a igualdade no marcador. Em desvantagem, a formação vareira foi melhorando a sua prestação ao longo do primeiro tempo, mas apesar de se introduzir no meio campo ofensivo com facilidade, o seu jogo revelava alguma falta de profundidade e capacidade no último terço. A melhor oportunidade foi uma bola na barra de um livre do lado esquerdo, mas que nunca casou uma verdadeira sensação de golo iminente.

Maior iniciativa, no entanto pouca eficácia…

Com a entrada de Tigas no segundo tempo, a Ovarense revelou-se mais vertical nas suas iniciativas, faltou foi aproveitar os melhores 15 minutos dos vareiros para abrir o ativo da ADO na partida. Apesar do extremo ter mexido com a frente de ataque, esteve muito perdulário nos momentos da última decisão. Ricardo Oliveira aos poucos foi promovendo alterações na equipa, mas acabaram por ser contraproducentes. O SCA foi recuperando o atrevimento na segunda metade do segundo tempo, e as transições ofensivas, com uma Ovarense mais exposta, por pouco não resultaram no ampliar do resultado.

Com o soar do apito final, ficou a sensação que, apesar de ambas as formações estarem longe da melhor forma, o Alba estudou muito bem a estratégia vareira. Os alvinegros revelaram um jogo em posse pela zona central, com pouca capacidade de lateralizar, e os alabanenses preencheram o miolo, travando muitas vezes as suas iniciativas. Com a derrota, a Ovarense perdeu a oportunidade de regressar aos 4 primeiros lugares, com o Fermentelos a 3 pontos de distância, e viu o Alba a posicionar-se logo atrás, apenas a um ponto de diferença.

Exibições à lupa…*

– AD Ovarense –

Joaozinho – 7
Não foi dos melhores jogos do médio, no entanto, também as condicionantes do jogo retiveram um pouco toda a sua qualidade. Todavia, foi sem dúvida o elemento mais esclarecido dos vareiros, e sempre a principal opção para iniciar os processos ofensivos da equipa, revelando-se igualmente sólido nos processos defensivos.

Renato Lopes – 7
Apesar do golo sofrido, o guardião esteve sempre seguro, sendo mesmo um dos principais responsáveis pela diferença mínima no marcador no final do encontro. Logo no primeiro minuto foi chamado a intervir com uma grande defesa no duelo com Igor.

Tigas – 6
Entrou no segundo tempo e o efeito do seu jogo vertical foi logo perceptível. As melhores oportunidades da formação vareira na segunda parte, surgiram dos pés ou da cabeça do extremo, no entanto, a pontaria deixou a desejar, sobretudo num cabeceamento isolado que terminou nas luvas de Marco Pais.

Marmelo -6
Gustavo – 6
Bruninho – 6
JP – 5
Lima – 5
Ricardo Ferreira – 5
Rolas – 5
Roger – 5
Fábio Pereira – 4
Márcio – 4
Fábio Novo – 4
Rodrigo – ___ (pouco tempo dentro de campo)
Barroqueiro – ___ (pouco tempo dentro de campo)

– SC Alba –

Igor – 8
O avançado/extremo do Sport Club Alba foi o autor do único tento na partida e o grande responsável pela conquista dos primeiros 3 pontos num jogo do Sabesg. No entanto, a sua exibição não se resume ao golo marcado, pois já tinha ameaçado logo no primeiro minuto que a sua verticalidade de jogo traria problemas ao lado direito da defesa vareira, e isso manteve-se fiel ao longo dos minutos em campo.

Tiago Silva – 7
Nem sempre os pontas-de-lança são referência por marcar muitos golos. Em alguns casos, aparecem em zonas mais recuadas ou laterais a apoiar o futebol ofensivo da sua equipa, e foi esse o caso de Tiago que esteve sempre muito presente ao longo dos 90 minutos no apoio às transições ofensivas.

Henrique – 7
O central albanense revelou-se um verdadeiro “osso duro de roer” no centro da defensiva. Foram poucas as situações em que a Ovarense conseguiu furar pela sua zona de influência, e isso traduziu-se numa partida em que os vareiros poucas claras oportunidades tiveram.

Gonçalo Gomes – 7
Resende – 6
Marco Pais – 6
Leandro Almeida – 6
Mathieu Colas – 6
Edgar – 6
Villa – 5
António Ferreira – 5
Fábio Silva – 4
Ludovico – 4
Simão Pinho – 3
Freddy – 2
Alex Sarabando – ___ (esteve pouco tempo em campo)

Foram estas as declarações dos técnicos no final da partida, recolhidas pelo repórter no local, Helder Ferreira:

Ricardo Oliveira | Treinador adjunto AD Ovarense
Paulo Matos | Treinador SC Alba

Campeonato Sabseg 2020/2021 – Zona Sul – Jornada 9 – SC Alba x AD Ovarense

SC Alba
11 inicial: Marco Pais; villa, Leandro Almeida, Henrique, Fábio Silva; Mathieu Colas (c), António Ferreira, Gonçalo Gomes; Resende, Igor e Tiago Silva.
suplentes utilizados: Edgar, Ludovico, Simão Pinho, Freddy e Alex Sarabando.
Suplentes: Rainer Sambu e Miguel Madureira.
treinador: Paulo Matos

AD Ovarense
11 inicial: Renato Lopes; Márcio, Fábio Pereira (c), Gustavo, Bruninho; Joaozinho, João Paulo, Marmelo; Rolas, Fábio Novo e Lima.
suplentes utilizados: Tigas, Roger, Ricardo Ferreira, Rodrigo e Barroqueiro
Suplentes: Rui Lima e Bruno Costa.
Treinador: Ricardo Oliveira (Adjunto)

Resultado ao intervalo – 1 x 0

Resultado final: SC Alba 1 – (Igor 14′) x AD Ovarense 0

MVP jogo: Igor (SCA) – Pontuação – 8

* – Os valores atribuídos têm por base uma escala numérica de 0 a 10, sendo que os 3 melhores jogadores de ambas as formações têm um destaque diferenciado na escala


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Helder Ferreira


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *