Faixa Atual

Título

Artista


Festa’24 celebra os Sons da Lusofonia a 12 e 13 de Julho

Escrito por em 12/07/2024

Está de regresso mais uma edição do Festa ao Parque Urbano de Ovar, a 12 e 13 de julho.
O evento, com assinatura da Câmara Municipal de Ovar, celebra os “Sons da Lusofonia” e apresenta-se, em 2024, com dose dupla, com mais um dia, mais artistas, mais atividades e mais horas para celebrar.

No total serão onze projetos musicais, de seis países diferentes, nomeadamente Portugal, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau, a subirem aos diferentes palcos espalhados pelo parque.

Se o Festa é a celebração da palavra, a palavra de ordem nesta edição é a Liberdade. A esta juntam-se as de sempre. Música cantada em língua portuguesa, sons de seis países da Lusofonia, a natureza, o encontro, e a diversidade, numa festa diferente que convida a usufruir do espaço, esticar a toalha e fazer um piquenique com tempo para dedicar aos que mais gostamos. Uma festa de todos, com propostas para os diferentes públicos.

O Vice-presidente da autarquia, Alexandre Rosas, explica que se prolongou o evento para que munícipes e visitantes pudessem ter oportunidade de usufruir da melhor forma deste conceito, do espaço e de toda a sua envolvência com tempo. O autarca prevê uma procura pelos serviços de restauração e alojamento, e consequente estímulo da economia local.

Vários palcos, vários estilos musicais, diferentes ritmos, instrumentos e tradições prolongam-se durante todo o dia; há sempre música no ar e muito a acontecer.

A 12 julho, o Festa começa com a Dj Von X (Carla Castelhano) e continua com a atuação das Sopa de Pedra com Canto Décimo. Ao cair da noite, os Lá no XEPANGARA, prestam homenagem a José Afonso, num concerto especial que conta com artistas de quatro países lusófonos. O primeiro dia termina com o grupo Bateu Matou.

O segundo dia, 13 de julho, conta com um total de sete atuações. Mais Alto, Acácia Maior, Nancy Vieira e África Negra são a promessa de uma tarde composta por vários estilos musicais, numa fusão de diversas influências lusófonas. A celebração continua com uma noite de canções protagonizada por Jorge Palma (que convida Sérgio Godinho), Bixiga 70 e Branko.

Conheça os artistas que marcam presença no Festa’24:

Bixiga 70 | 13 de Julho - 23h00
Rua 13 de maio, número 70, bairro da Bixiga, em São Paulo. Foi aqui que tudo começou, num estúdio em Traquitana, em 2010. Foi exatamente ao primeiro dia que esta banda foi buscar o seu nome. Do dia zero, aos dias de hoje, Bixiga 70 é, atualmente, um dos principais grupos instrumentais do Brasil, num percurso singular, marcado por referências nacionais, africanas e latinas. Para o Festa trazem o seu mais recente disco, “Vapor”, e o convite para todos dançarem ao som da linguagem universal da música.
« de 10 »

Do cartaz, destaque ainda para as inúmeras oficinas e jogos que vão colorir o Parque Urbano e a programação especialmente dirigida a crianças e famílias.

O Festa é…
Sete razões para ser uma iniciativa especial

1. O Festa é muita Música! Não é um festival, nem um alinhamento de concertos… mas é música. Dois dias, vários palcos, muitos géneros musicais. O Festa é aquela música que nos toca, a música que é celebração. A música que nos faz parar e ouvir cada palavra cantada. A música que nos faz dançar e sentirmo-nos mais próximos uns dos outros… O Festa é a música que nos faz felizes!

2. O Festa é Sons da Lusofonia! É a festa das palavras. Do que elas significam e como têm o poder de nos transformar e despertar diferentes sensações. No Festa, diferentes estilos musicais, de diferentes países da lusofonia, trazem tradições, ritmos e sonoridades diversas… Em comum, um tesouro especial: as palavras que escolhemos para dar aos lugares, às coisas e ao que sentimos: a língua portuguesa!

3. O Festa é contemplar a Natureza! No Parque Urbano de Ovar, o Festa é pincelado de verde. É a água do rio Cáster que corre devagar, as árvores que nos abraçam e os pássaros que chilreiam segredos. O Festa é tudo isto. É relaxar, sentir os pés na relva, respeitar e celebrar as maravilhas que o mundo nos dá: a natureza que é a casa de todos!

4. O Festa é Encontro! O Festa é aquele dia que é já um ritual na vida de tantos. De cada vez mais. O dia em que se juntam os amigos, a família, os apaixonados para viver um dia especial. É o dia das saudades que se matam e das que voltam a nascer. Um dia em que o sol brilha e os olhos também!

5. O Festa é Pé no Chão! O Festa convida a encontrar tempo, deixar para trás o ritmo frenético dos dias comuns e a assentar os dois pés no chão. O Festa é aquela alegria especial que se prolonga por tantos e tantos dias, enquanto nos lembrarmos do muito que vivemos. Dos jogos, dos desafios, das danças e das músicas trauteadas. Dos sorrisos, das conversas e dos piqueniques partilhados. Enquanto nos lembrar-nos seremos alegria…

6. O Festa é Diversidade! O Festa é um apelo a dar as mãos… Sermos nós e os outros, juntos, num mundo de todos. O Festa é pela tolerância, pela integração, pela paz. O Festa é de todas as cores, de todos os ritmos, de todas as idades, de todas as vozes. É nosso!

7. O Festa é Liberdade! Aqui despertam todas as emoções. Soltamos amarras. Celebramos, porque as palavras podem ser ditas e todos podem ser o que quiserem. Liberdade sempre, mas este ano com um sabor especial, com um cartaz que celebra os 50 anos de Abril.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *