Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Festival Literário de Ovar promete inspirar miúdos e graúdos de 13 a 17 de setembro

Escrito por em 06/09/2023

O Festival Literário de Ovar (FLO) está de regresso entre os dias 13 e 17 de setembro, apresentando um extenso e diversificado programa literário, musical e cultural, com mais de 50 iniciativas.
O evento promovido pela Câmara Municipal de Ovar conta mais uma vez com o programador de conteúdos literários Carlos Nuno Granja, professor e escritor vareiro.

Afirmando-se a cada edição, o festival tem crescido e atraído novos públicos, sendo já uma referência no panorama literário nacional.
A 9ª edição terá um total de 12 palcos distribuídos por toda a cidade, dos edifícios municipais aos espaços verdes, recebendo cerca de 68 escritores/autores, 9 mesas de conversas, 6 oficinas, 8 concertos/performances, 4 exposições e 13 apresentações de livros.

O FLO, mais eclético do que nunca, mantém a principal missão de promover a literatura e literacia em todas as idades, divulgar autores e projetos emergentes, assim como o contacto entre escritores e leitores.

Esta sexta-feira, dia 8 de setembro, a Biblioteca Municipal de Ovar recebe a Apresentação do Programa do FLO 2023, às 18h00, seguindo-se a apresentação do livro “A Cidade dos Dias Esquecidos” de Pedro Ribeiro da Silva.

A sessão de abertura está marcada para o dia 13 de setembro, às 21h00, no Centro de Arte de Ovar, com a presença do presidente da autarquia Salvador Malheiro e do programador Carlos Nuno Granja, seguindo-se uma conversa com Fernando Aguiar e Paulo Samuel sobre a obra de Emerenciano.
O artista-plástico vareiro está em destaque nesta edição do FLO, com a exposição “Querer Dizer – Emerenciano, 50 Anos entre a Pintura e a Escrita – 1973/74 a 2023/2024”, patente na Galeria do Centro de Arte de Ovar. A inauguração está marcada para o mesmo dia, 13 de setembro, às 18h30.

Ao longo dos 5 dias decorrerão tertúlias, oficinas, apresentações de livros, sessões de contos, atividades para famílias e performances que unem as palavras e a música.

No dia 14 de setembro, às 22h30, Maze & Francesco Valente atuam na Escola de Artes e Ofícios, unindo a “spoken word” e a poesia urbana à magia do jazz.
No dia seguinte, no mesmo espaço municipal e à mesma hora, Júlio Resende ao piano e Júlio Machado Vaz também a transformam palavras em melodia, com o projeto Poesia Homónima, partida de poemas de Eugénio de Andrade e Gonçalo M. Tavares.

A 16 de setembro, o Centro de Arte de Ovar recebe os Lisbon Poetry Orchestra e o projeto “Os Surrealistas”, uma viagem pelos poemas de Mário Cesariny, Alexandre O’Neill e muitos outros, com a alegria e a força contagiante que caracteriza o grupo.
O último espetáculo e que encerra também a 9ª edição do festival, é uma performance do Grupo Vocal Canto Décimo, “Poésis, ou a palavra criadora”, a ter lugar no Centro de Arte, dia 17, às 18h00.

Consulte o programa completo através do Site Cultural de Ovar – Festival Literário de Ovar 2023 ou do panfleto desdobrável.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Ovar Cultura
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *