Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Força Aérea e GNR asseguraram o transporte de mais um órgão para transplante, com passagem por Maceda

Escrito por em 24/09/2020

Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) de São João da Madeira, articularam, a 18 de setembro, com a Base Aérea de Maceda – AM1 (Aeródromo de Manobra Nº1), em Ovar, o transporte urgente de um órgão para transplante, destinado ao Centro Hospitalar de São João, no Porto.

Estas missões, que fazem parte das competências das forças militares em tempo de paz, acontecem frequentemente e são asseguradas com sucesso graças à prontidão de meios de transporte e humanos 24 sobre 24 horas. Habitualmente é a Unidade de Saúde que que tem o órgão disponível que inicia o contato, sendo rapidamente destacados os meios terrestres, aéreos ou marítimos necessários para efetuar a recolha e o transporte até ao destino, com as condições térmicas exigidas, no mais curto espaço de tempo.

Desta feita, o pedido partiu do Gabinete Coordenador de Colheita e Transplante, tendo a Força Aérea garantido o transporte até Maceda. Aí, cerca das 2h10, uma viatura da GNR assegurou o percurso restante. O órgão foi entregue a tempo e em boas condições à equipa médica do Hospital de São João.

Uma vez que o sucesso da intervenção cirúrgica de transplante depende diretamente do tempo necessário para o transporte do órgão, bem como da qualidade com que é efetuado, a GNR orgulhosamente garantiu que apesar de os seus militares terem tirado uma foto do momento, isso em nada comprometeu a missão:

Não se preocupem que a fotografia não demorou mais de 5 segundos a ser tirada. O órgão foi entregue no tempo necessário e uma vida foi salva. Apenas nos resta desejar muita saúde a quem ganhou uma nova oportunidade de ser feliz.

Publicação do Comando Territorial de Aveiro da GNR, no Facebook


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *