Futebol feminino: FC Cortegaça já vence na III Divisão
Escrito por AVfm em 04/11/2021
Foi preciso esperar pelo terceiro jogo, mas o futebol feminino do FC Cortegaça sabe finalmente o que é vencer no Campeonato Nacional da III Divisão, em 2021/22. Em jogo em atraso da 2ª jornada da Série D, as cortegacenses receberam o SC Salgueiros ontem e, no Parque do Buçaquinho, ultrapassaram as portuenses por 3-1.
Valeram os golos de Daniela Dias aos 45′, Daniela Ribeiro aos 65′ e Tatiana Gaspar aos 79′; pelo meio, para o Salgueiros, Andreia Teixeira também faturou à passagem dos 66′. Assim, com a vitória consumada, o FC Cortegaça soma os primeiros 3 pontos na sua Série e escala para o 4º lugar, ultrapassando Pedroso e Salgueiros.
Recorde-se que esta é a terceira temporada desde o arranque do projeto do feminino para o FC Cortegaça. Com Valter Ferreira ao comando, a equipa tem feito um percurso de aprendizagem em temporadas marcadas, acima de tudo, pelas paragens prolongadas devido à pandemia COVID-19.
Para a temporada 2021/22, o Cortegaça mantém um plantel composto por muitos dos elementos que marcaram as últimas épocas. Uma equipa extremamente jovem, com muitas ex-jogadoras de clubes vizinhos, nomeadamente JA Rio Meão ou Fiães SC, mas que já são cartas cimentadas no futebol das cortegacenses.
Nos últimos dois anos – inicialmente na II Divisão e, desde a época passada, na III Divisão -, o Cortegaça disputou apenas 24 jogos, vencendo 3. Esta temporada, o registo começa mais risonho, com 3 duelos e uma vitória conquistada.
Na III Divisão desta temporada, o Cortegaça aborda, primeiramente, uma Série D onde tem pela frente Lusitânia de Lourosa, AJEF Hernâni Gonçalves, Salgueiros, Pedroso e Oliveira do Douro. O campeonato contemplará ainda, posteriormente, uma 2ª fase de subida e uma luta intensa pela ascensão ao segundo escalão nacional.
Para já, o Cortegaça vira baterias para o seu próximo compromisso, o da 4ª jornada da fase regular. O encontro será perante a formação do CF Oliveira Douro e jogar-se-á no Buçaquinho, no próximo dia 10 de Novembro.
Imagem: FC Cortegaça
Texto: Pedro Silva