Golfinhos avistados nas praias de Ovar

Por em 25/06/2020

No decorrer da passada semana, foi avistado um golfinho na praia do Furadouro, algo que tem sido comum na costa vareira. Foi possível avistar várias emersões das barbatanas, o que atraiu a atenção de vários banhistas.

Na semana anterior, a praia de Cortegaça, mais a norte, já tinha sido cenário para outras “natações sincronizadas” destes animais.

Desta vez, a sua presença foi registada pelo vareiro Henrique Oliveira, que publicou mais tarde uma seleção de imagens na sua página pessoal do Facebook.

Mesmo não tendo a certeza absoluta, fontes da Capitania do Porto de Aveiro arriscaram que se tratava de um Boto, cujo nome científico é Phocoena phocoena, uma espécie de golfinho muito comum nas águas pouco profundas e que terá vindo até à zona balnear à procura de alimento.

O Boto, também conhecido como Toninha-comum, é um cetáceo (animal marítimo e mamífero) da família Phocoenidae, que prefere as águas frias do hemisfério norte, sobretudo zonas costeiras e estuários (ambiente aquático de transição entre um rio e o mar).

A Toninha-comum é o elemento com menor dimensão da sua família, sendo que em estado adulto pode medir 1,5 metros e pesar até 80kg. Normalmente as fêmeas pesam em média mais 5kg do que os machos.

Ao contrário dos outros membros, esta espécie de golfinho tem um focinho arredondado e não muito pronunciado. As suas barbatanas e costas são de uma cor cinza escuro. Já a parte inferior, do focinho até à cauda, tem uma tonalidade mais clara.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST