Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Hospital de Ovar acrescenta cirurgia no canal lacrimal à atividade do Bloco Operatório

Escrito por em 23/12/2022

O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ) disponibiliza uma nova resposta que reforça a atividade desenvolvida no Bloco Operatório. O novo serviço é a cirurgia no canal lacrimal e a primeira intervenção do tipo realizou-se no passado mês de novembro.

Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, refletiu que este novo procedimento demonstra que a unidade hospitalar tem os seus objetivos alinhados com os do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente aumentar a sua produção e dar resposta às necessidades da população.

Eulália Sá, responsável pelo Bloco Operatório e Serviços Cirúrgicos, explicou que a nova resposta cirúrgica é o procedimento denominado Dacriocistorrinostomia endonasal (DCR), que visa solucionar a obstrução das vias lacrimais, que se manifesta por lacrimejo persistente, secreções abundantes e, por vezes, infeção.
A profissional de saúde informou que esta obstrução pode ocorrer sem uma causa específica nos adultos, sendo mais comum no sexo feminino, em pessoas com idade superior a 40 anos. 

A anestesiologista partilhou ainda que a realização desta cirurgia é a única forma de tratamento deste problema e que consiste na criação de uma nova comunicação entre o saco lacrimal e a cavidade nasal, por via endoscópica, sem cicatriz visível.

Além de Eulália Sá, a equipa que garante a cirurgia no Hospital de Ovar é formada pelo otorrinolaringologista Gonçalo Mendes e pelo oftalmologista Carlos Saric.

Gonçalo Mendes (otorrinolaringologista), Eulália Sá (anestesiologista) e Carlos Saric (oftalmologista)

Esta cirurgia no canal lacrimal é feita em regime de ambulatório, sob anestesia geral, sem necessidade de internamento, com a recuperação do paciente a decorrer, por norma, num período de 7 a 10 dias.

O Bloco Operatório encontra-se em fase de obra de requalificação e ampliação das suas instalações, num investimento a rondar os 3,3 Milhões de €uros. Prevê-se que a grande intervenção esteja concluída no final de 2023 e que ainda nessa altura se comece a operar os primeiros doentes na nova sala do bloco operatório.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *