Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:05

Atual

Noticiário

16:00 16:05


Hospital de Ovar retoma cirurgias e vai reduzir filas de espera ao fim de semana

Escrito por em 26/02/2021

O Hospital de Ovar já está novamente a marcar cirurgias, atividade que estava suspensa devido à Covid-19. Avança também o trabalho extraordinário ao fim de semana para recuperar as filas de espera.

A atividade cirúrgica do Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ), encontrava-se suspensa desde o dia 12 de janeiro de 2021, devido às condicionantes provocadas pela pandemia Covid-19.
Entretanto, foi anunciado que a unidade hospitalar vareira retomará a realização de cirurgias, de várias especialidades, já na próxima segunda-feira, 1 de março.

Segundo Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo da unidade hospitalar, a decisão de retomar a atividade cirúrgica foi o resultado de uma reavaliação da capacidade instalada, da disponibilidade de recursos humanos e técnicos, das especificidades de cada especialidade cirúrgica e da atual situação epidemiológica. A análise foi ponderada em articulação com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e com as instituições de saúde da região.

O Hospital de Ovar tinha suspendido a atividade do bloco operatório para reforçar para mais do dobro a sua capacidade de internamento, passando de 16 para 36 camas dedicadas a doentes não Covid na ala da Medicina Interna. Essa adaptação possibilitava aliviar outras unidades de saúde, para que esses, por sua vez, pudessem acolher doentes infetados com o SARS-CoV-2.


Relacionado:


Mais do que retomar a atividade cirúrgica, será implementado internamente um programa de produção adicional, que permitirá, com o esforço dos profissionais de saúde, realizar operações cirúrgicas também ao fim de semana.

A intenção é reduzir a lista de inscritos em cirurgias de diferentes especialidades, como urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia e cirurgia geral, depois da atividade cirúrgica não urgente ter sido suspensa.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *