Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


Igreja Matriz de Ovar recebeu recriações de obras do pintor Caravaggio

Escrito por em 14/03/2023

No passado domingo, 12 de março, a Igreja Matriz de Ovar recebeu o espetáculo “Quadros Vivos de Caravaggio”, onde os integrantes procederam à dramatização de 21 obras do pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio.  

O artista retratava fundamentalmente temas religiosos, representando personagens e episódios bíblicos com figuras e técnicas realistas, procurando aproximar-se de figuras do povo, da realidade crua e palpável. Em “Quadros Vivos de Caravaggio”, os artistas procuram, a partir das obras mais conhecidas, dar vida a esses modelos do povo, com a intensidade que terá inspirado o pintor.

Este estilo de espetáculo, as “imagens vivas”, foi muito popular entre 1830 e 1920 e consistia no elenco representar cenas de arte, recriações históricas ou do quotidiano, em silêncio e posições estáticas, com os detalhes da pose, traje, maquilhagem, iluminação e das expressões faciais a adquirirem grande destaque.

A apresentação, com cerca de 60 minutos de duração, foi encenada por Ricardo Barceló e interpretada por Bárbara Cordeiro, Daniela Serra, Jan Gomes, Sofia Vasconcellos Gonçalves, Miguel Rebelo, Joana Rodrigues e Bruno Alves, tendo sido realizada ao som de música sacra da época – Requiem, maioritariamente melodias barrocas de compositores como Mozart, Bach e Vivaldi.

A cada quadro, foi possível assistir às recriações vivas de duas dezenas de obras do pintor, num ambiente singular, com a arquitetura, a música, e a construção e desconstrução de cada cena em perfeita harmonia.

Reveja alguns momentos do espetáculo registados por António Dias:

« de 11 »

O espetáculo “Quadros Vivos de Caravaggio” estava inserido no programa cultural e religioso que celebra a Quaresma e a Páscoa em Ovar, promovido pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Ovar, da qual fazem parte a Paróquia de S. Cristóvão de Ovar e a Câmara Municipal de Ovar.

[give_form id=”81006″]


Fotos: António Dias
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *