Atletismo: Inês Gonçalves e Vítor Oliveira sagraram-se Campeões Distritais
Escrito por AVfm em 06/01/2025
O ano de 2024 fechou com as tradicionais corridas de São Silvestre e, no distrito de Aveiro, não foi exceção. A Associação de Atletismo de Aveiro aproveitou a 1ª edição da São Silvestre da Jobra para realizar o campeonato distrital de estrada, onde, mais uma vez, os atletas e os clubes vareiros assumiram especial destaque. Os campeões distritais, tanto masculino como feminino, representam clubes de Ovar.
Nos seniores masculinos, Vítor Oliveira, do Guilhovai, foi o grande vencedor, acrescentando mais um título distrital ao seu palmarés. Apesar desta vitória individual, o clube de São João de Ovar não conseguiu repetir a vitória coletiva do ano passado, no escalão de seniores.
Essa ficou para o Grupo Desportivo Estrelas Vermelhas de Silvalde, onde milita o vareiro Hélder Pires, que nos disse que este era o grande objetivo da sua equipa e que a estratégia passou por recorrer a atletas veteranos, como o próprio, para fortalecer o conjunto senior. O atleta disse ainda que esta conquista era motivo de orgulho, para um clube ainda recente, e que iam apostar fortemente nas provas de estrada durante o resto da época, com vista à obtenção de novos patrocínios e apoios.
Nas seniores femininas, Inês Gonçalves, do Clube de Atletismo de Ovar, alcançou a vitória, dando seguimento ao seu bom momento de forma. Apesar de afirmar que está a treinar bem, a atleta não deixou de ficar surpreendida pela vitória na corrida que foi sempre muito disputada, especialmente até aos 9kms, altura em que se destacou das restantes.
Todo o pódio feminino contou com atletas residentes em Ovar ou representantes de clubes de Ovar. Na segunda posição ficou Marta Martins, do Guilhovai; em terceiro Raquel Cirne, do Grecas.
Em veteranos, mais uma vez, os clubes de Ovar dominaram. A nível coletivo, o CAO venceu no lado feminino e foi segundo no lado masculino, apenas superado pelo Guilhovai que, como de costume, em veteranos, não deu hipóteses à concorrência. Os resultados coletivos dos clubes de Ovar são fruto dos excelentes resultados individuais dos atletas, tais como as campeãs distritais Lara Costa, do Arada AC, em sub-23; Carla Almeida, do CAO, em F35; Sandra Ferreira, do Guilhovai, em F40; Mónica Fernandes, do CAO, em F45; e dos campeões distritais Sérgio Paiva, do CAO, em M35; Artur Rodrigues, do Guilhovai, em M45; António Fernandes, também do Guilhovai, em M55; e Américo Valente, dos Serviços Sociais da CMO, em M60.
Várias vitórias, imensos pódios e uma panóplia global de excelentes resultados ditaram mais uma jornada de domínio vareiro nas competições distritais e uma ótima forma de fechar o ano de 2024.



Texto: Alexandre Azevedo
Imagens: Direitos Reservados