Juntas e Câmara de Santa Maria da Feira articulam-se com pequenas obras feitas por brigadas, dando resposta a anseios das populações
Escrito por AVfm em 12/04/2022
A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira deu início a um novo modelo dedicado a intervenções urbanas de proximidade, que passará por todo o território do município.
A intenção passa por reforçar a capacidade de resposta programada e sistematizada, executando intervenções individuais e pontuais, na sua maioria problemas elencados pelos Presidentes de Junta. A forma como o modelo está estruturado permite ainda rentabilizar recursos humanos e materiais.
As primeiras ações tiveram início na semana passada, na localidade de Fornos. Aí, ao longo de 12 dias, 20 elementos das novas brigadas municipais terão capacidade para intervir em 45 das 94 ruas da freguesia. No total vão ser realizadas cerca de uma centena de obras de pequena dimensão, na sua maioria dando lugar ao arranjo de passeios, à colocação de espelhos, à pintura de passadeiras, à reordenação de sinalizações horizontais e verticais, a par de reparações em redes pluviais e pavimentações; num investimento de cerca de 60.000€.
César Resende, Presidente da Junta de Freguesia de Fornos, foi ágil a apresentar as necessidades da sua localidade, já que recorre à utilização de um programa informático intuitivo e funcional onde regista todas as necessidades identificadas e reclamadas pelos seus fregueses.
O Vereador das Obras Municipais e Vice-Presidente da Autarquia, Amadeu Albergaria, assegurou que as brigadas irão percorrer e intervir em todo o concelho, explicando que há freguesias onde serão presença mais assídua por aí serem necessárias mais intervenções.
O autarca sublinhou que “as Juntas de Freguesia são parceiras de primeira linha em todo o processo, pois conseguem identificar com rigor todas as necessidades das populações” enquanto prometeu continuar a pautar o seu mandato pela proximidade com os munícipes, em cooperação com os restantes autarcas locais.
As obras incluídas neste programa são realizadas por administração direta da autarquia feirense. A execução dos trabalhos é concretizada pelas referidas brigadas municipais, a funcionar num sistema de jornada contínua, entre as 6h30 e as 13h00, horário laboral que se tem revelado muito motivador e produtivo.
[give_form id=”81006″]