Laura Regalado estreou-se pela seleção nacional nos 10000m metros em Rennes
Escrito por AVfm em 25/10/2017
Decorria a 29° Meia Maratona “Cidade de Ovar” quando em Rennes, na França, a representar o nosso país, se encontrava Laura Regalado na competição “Triangular Itália-Portugal-França”, pronta para correr os 10 000 metros.
Laura, atleta do GRECAS – Vagos, nascida, criada e treinada em Ovar, fez a sua estreia na seleção nacional numa distância que “não é de todo a minha zona de conforto, comparando com os 1 500m e os 3 000m em pista”, revela.
É em finais de agosto que António Beça, treinador de Laura Regalado e de muitos outros talentos, volta a ser abordado (pois já o tinha sido anteriormente) para a seleção da sua atleta, e em conversação com a mesma, lá começaram a preparar a primeira internacionalização de Laura. “Eu sabia que mais cedo ou mais tarde a Laurinha ia ser internacional. Tivemos que acelerar a sua preparação para uma distância à qual não está habituada, visto que a prova decorreu numa altura bastante precoce da época relativamente ao que pretendíamos fazer. Fiquei contente com a prestação dela, obviamente. É uma atleta que treina para distâncias até 3 000m, mas que tem capacidade para médias e longas distâncias… mas penso nisto a longo prazo”, diz o treinador.
Em Rennes, Laura terminou a prova num honroso 11°lugar do seu escalão de júnior (30° na geral) com o tempo de 39’10” estabelecendo assim um novo recorde pessoal na distância dos 10 000m, contribuindo também para a classificação coletiva de juniores femininas, em que Portugal arrecadou o terceiro lugar.
A atleta ovarense, não deixa de expressar já com uma certa nostalgia que “ser chamada à seleção e poder ter uma experiência deste género é algo espetacular. Dá-nos umas noções do que são as grandes competições e o rigor das mesmas, motivando assim a continuar a trabalhar para alcançar novos sonhos”. E assim é. Diariamente, Laura Regalado e António Beça, uma dupla de que voltará a ouvir falar certamente, continuam a objetivar e a preparar, juntos, novas conquistas.