Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Gira Discos

22:00 24:00

Atual

Gira Discos

22:00 24:00


Manuais escolares e livros de fichas continuarão grátis para os alunos do 1º. Ciclo do Concelho de Ovar

Escrito por em 15/07/2021

A Câmara Municipal de Ovar (CMO) vai manter, no ano letivo 2021/22, que se avizinha, a oferta de manuais e livros de fichas escolares a todos os alunos do 1º. Ciclo do Ensino Básico matriculados em Ovar. Este apoio municipal alivia o orçamento familiar, traduzindo-se num investimento de 70.000€.

O apoio destina-se a todos os alunos do 1º. Ciclo (do 1º. ao 4º. ano de escolaridade) que frequentem estabelecimentos de ensino do Concelho de Ovar, sejam da rede pública ou da oferta privada.

A autarquia vareira complementa o programa nacional (o Governo, através da plataforma MEGA, oferece vouchers para as famílias obterem gratuitamente os manuais escolares), financiando os livros de fichas escolares das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Inglês.

Para os alunos do 1º. Ciclo da rede privada, o Município inclui mesmo a oferta dos manuais escolares, não comparticipados pelo Ministério da Educação. A todos os alunos dos 3º. e 4º. anos, serão ainda entregues o manual e o livro de fichas de Inglês.

Os alunos que sejam transferidos de outros municípios ao longo do ano letivo, terão direito a beneficiar das medidas sempre que os manuais da escola de origem sejam diferentes dos adotados na escola que passarão a frequentar no Concelho de Ovar.

Os apoios têm ainda a caraterística de poder abranger a aquisição de manuais, livros e demais materiais, destinados a alunos abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, habitualmente integrados em programas educativos individuais, adaptados às suas necessidades.

À semelhança do ano anterior, os Encarregados de Educação irão receber nos seus telemóveis mensagens com os códigos que deverão apresentar posteriormente em qualquer papelaria aderente ao Programa de Oferta dos Livros Escolares do Município. A validação dos códigos será feita através da Plataforma de Gestão em Educação (SIGA). O processo promove, dessa forma, a atividade económica das livrarias e papelarias aderentes.

Este é o 7º. ano consecutivo que a autarquia implementa esta medida, tratando-se de medida familiarmente responsável no que respeita ao investimento na Educação e no desenvolvimento social.

disse Ana Cunha, Vereadora da Educação

Ana Cunha salientou ainda que estas medidas, complementando outras do Ministério da Educação, proporcionam um acesso grátis às principais ferramentas de estudo de todos os alunos.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *