Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00


Bloco de Esquerda apresentou os seus candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Ovar

Escrito por em 15/07/2021

No passado sábado, 10 de julho, a Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Ovar (BE) apresentou os candidatos cabeça de lista à Câmara Municipal de Ovar (CMO) e à presidência da Assembleia Municipal, que irão entrar na corrida às próximas eleições autárquicas, marcadas para 26 de setembro. O local escolhido foi o Parque Urbano de Ovar, junto à Fonte dos Pelames, onde se dirigiram dezenas de munícipes, aderentes, simpatizantes e amigos.

O primeiro orador foi o deputado do Bloco de Esquerda, Moisés Ferreira, que veio a Ovar manifestar o seu apoio aos candidatos do seu partido. Foi sucedido pela intervenção do candidato à CMO, Ismael Varanda. O momento, revestido de alguma informalidade, terminou com as palavras do candidato à Assembleia Municipal, Mário Manaia, que partilhou algumas notas com os presentes e endereçou agradecimentos.

No manifesto apresentado pelo novamente candidato à presidência da autarquia, Ismael Varanda realizou um balanço das consequências da pandemia Covid-19 em Ovar. Sublinhando que muitas fragilidades e desigualdades foram acentuadas, frisou que a pandemia também revelou aspetos positivos, apontando a solidariedade e a perseverança como exemplos.

Ismael Varanda afirmou que se tornou evidente que os serviços públicos, a solidariedade social e o emprego são os pilares que protegem a população nos momentos mais difíceis, enfatizando que “só eles conseguem construir as bases de uma sociedade com visão de futuro sustentável, em que ninguém é deixado para trás”.

Por isso, nestas eleições autárquicas, precisamos de responder à crise com a força dessa solidariedade; e a política local é efetivamente a primeira linha nessa resposta, onde o atual executivo falhou redondamente preferindo reforçar as contas do município deixando ao abandono as pessoas e as empresas.
Temos de recusar a continuidade de quem pouco fez para travar o aumento das desigualdades e se tem assumido como o assessor dos interesses privados, dos grandes grupos económicos na nossa região.

acrescentou o Bloquista

Assumindo que o seu compromisso e visão “está bem acima do calendário eleitoral”, o BE olha para este momento como uma oportunidade para resolver desafios e promover a coesão social e territorial, a par de uma mobilidade acessível a todos e do combate às alterações climáticas.

Assim, o BE de Ovar enumerou as questões que entende como prioritárias para o nosso concelho:

  • Responder à Crise Social e Económica criada pela Pandemia,
  • Melhorar os Serviços Públicos e de Saúde locais,
  • Combater as Alterações Climáticas,
  • Promover o Direito à Habitação,
  • Promover a Democracia e Transparência combatendo a Corrupção,
  • Combater Desigualdades Sociais.

Apontando estes 6 eixos como os que mais precisam de intervenção, os bloquistas pretendem contribuir para um município ativo e saudável, contando com a força do voto e a exigência dos cidadãos para concretizar “a mudança que todos precisamos”.

Quem é Ismael Varanda?

O candidato nasceu em Ovar, no ano de 1956. Frequentou o curso geral dos liceus, no colégio Nossa Srª. da Esperança (atual Escola Secundária Júlio Dinis), localizado na cidade de Ovar.

Desde adolescente, foi militante antifascista, tendo participado em manifestações e em movimentos clandestinos na luta contra a ditadura, pela liberdade e contra a exploração do homem pelo homem.

Em 1975, emigrou para o Brasil onde se licenciou em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, exercendo como arquiteto desde 1984. Publicou em coautoria as “Normas Brasileiras de Construção”, em 4 volumes, pela editora Gete Publicações de São Paulo.

Regressou a Portugal em 1991, para exercer as funções de Diretor Técnico da Construtora Residência, Lda.

Amante das artes e da cultura, fez parte da Direção do Museu de Ovar, envolvendo-se no apoio e divulgação dos movimentos artísticos, participando em conferências e fóruns de discussão e pensamento.

Foi eleito nas eleições autárquicas de 2013 deputado da Assembleia da União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira pelo Bloco de Esquerda e, em 2017, foi candidato à Câmara Municipal de Ovar.

Tem participado ativamente em movimentos pela proteção da natureza e pela sustentabilidade, e no combate à corrupção e por uma postura exemplar na política.

Quem é Mário Manaia?

O candidato à Assembleia Municipal é natural da cidade de Coimbra. Reside em Esmoriz desde 2016.

Fez um percurso académico em várias escolas do ensino público e na Universidade de Coimbra.

Frequentou e concluiu o Curso geral de Violino e o curso complementar de formação musical no Conservatório de Música de Coimbra. Na vertente artística integrou várias orquestras, orquestras de câmara e participou em dezenas de recitais. Paralelamente, desenvolveu e integrou diversos projetos musicais de música pop, rock e metal, tendo igualmente promovido e participado em concertos e na gravação de discos.

Frequentou e concluiu a Licenciatura “pré-Bolonha” em Arquitetura, no DARQ FCT da Universidade de Coimbra, abraçou um projeto Erasmus na EPFL, Lausanne, na Suíça e, mais tarde, frequentou e concluiu com “menção notável” o Máster em “Arquitetura e Sustentabilidade”, na UPC School of Professional and Executive Development de Barcelona.

Foi bolseiro de Investigação da Universidade de Coimbra para o projeto EMSURE na área de Eficiência Energética de Edifícios, Coautor de vários artigos publicados em Revistas científicas, livros e atas de congressos internacionais, tendo sido laureado com o prémio de “Melhor Poster Científico” nas Jornadas Casa Passiva 14’ da Universidade de Aveiro.

A sua experiência profissional incide na conceção de projetos de arquitetura, execução de projetos bioclimáticos, coordenação de projetos de especialidades, coordenação de produção informática (CAD, BIM, 3d rendering) e acompanhamento de obra. Integrou, entre 2008 e 2013 o atelier Rui Lacerda Arquitetos.  Desde 2016, tem desenvolvido projetos e obras de autoria, coautoria e parceria, em Portugal e Espanha, sendo orador convidado em eventos e iniciativas relacionadas com Sustentabilidade em Arquitetura.

Foi no percurso estudantil que se iniciou na participação cívica, tendo pertencido a direções de várias Associações de Estudantes. Mais recentemente, em 2007, ajudou a fundar o Movimento de Apoio e Reinserção de Animais Maranimais), associação sem fins lucrativos com sede em Ovar, onde continua a colaborar. A coletividade presta ajuda a animais em situações de risco, protegendo, alojando e reintegrando animais vítimas de abandono e de maus tratos.


Fotos: Bloco de Esquerda Ovar
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *