Marcelo Rebelo de Sousa: Mil zaragatoas a caminho de Ovar

Por em 26/03/2020

Chegaram ontem a Ovar os primeiros voluntários que vão ter um importantíssimo papel no apoio à população infetada por Covid-19 no nosso Concelho. No decorrer da primeira reunião de trabalho, foram “interrompidos” pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa!

São médicos, enfermeiros e auxiliares. Profissionais de saúde que disseram presente ao repto que Salvador Malheiro deixou nas redes sociais. Gente solidária que se voluntariou para vir, sem nada em troca, para a zona mais afetada de Portugal pela pandemia Covid-19! Ontem chegaram os primeiros, mas há mais a caminho

Reunidos com responsáveis do Gabinete de Crise no Centro de Arte de Ovar, local que possibilita o devido afastamento social de todas essas pessoas; inteiraram-se de qual será a sua missão nos próximos tempos. No decorrer dessa reunião Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, contatou por vídeo-chamada com Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar. Chamou-lhes patriotas!

Na breve conversa que o convidamos a ver/ouvir no vídeo abaixo, é perceptível que Marcelo Recebo de Sousa tem vindo a acompanhar de perto a situação dramática que o povo de Ovar está a atravessar.

O Presidente da República ouviu da boca do edil vareiro um ponto de situação e as suas mais prementes necessidades. Mostrou estar sensível às questões económicas e financeiras, mas preferiu apontar como prioritárias as matérias do foro sanitário. Assim, em articulação com o Ministério da Saúde, assegurou que Ovar irá receber em breve equipamentos de proteção pessoal para os profissionais de saúde, bem como 1.000 zaragatoas.

Salvador Malheiro, que tem usado o verbo “testar” até à exaustão, mostrou-se satisfeito com a possibilidade de intensificar a pesquisa na população de cidadãos infetados; como forma de poderem antecipar o seu tratamento, evitando mortes a todo o custo. Asseverou que irá prosseguir uma postura de pressão dialogante com o Governo, pedindo a influência do Presidente da República; no intuito de conseguir para o nosso território uma discriminação positiva, que possibilite um maior apoio às pessoas e às empresas; face à situação de calamidade pública que vivemos.

O Presidente da República não perdeu a oportunidade de louvar os voluntários presentes, pela sua atitude e patriotismo; enaltecendo a juventude das pessoas que conseguia adivinhar por detrás dos rostos tapados com máscaras.

A presença destes voluntários no nosso território torna-se ainda de maior importância pelo fato, sublinhado por Marcelo Rebelo de Sousa, de neste momento ser muito mais difícil e demorado contratar pessoal na área da saúde, mesmo para unidades com autonomia para o fazer como é o caso do Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar.

Ficou ainda no ar uma quase promessa do Presidente da República vir a deslocar-se a Ovar!

Aproveite para participar na nossa sondagem:

As medidas anti-pandemia Covid-19 em Ovar são:
  • Adequadas 77%, 340 votos
    340 votos 77%
    340 votos - 77% de todos os votos
  • Insuficientes 13%, 58 votos
    58 votos 13%
    58 votos - 13% de todos os votos
  • Exageradas 8%, 35 votos
    35 votos 8%
    35 votos - 8% de todos os votos
  • Desconheço-as 2%, 8 votos
    8 votos 2%
    8 votos - 2% de todos os votos
Total de Votos: 441
24/03/2020 - 31/03/2020
Votação fechada
Arquivo de sondagens


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST