Mónica Silva conquista o tri na Meia Maratona Cidade de Ovar; Francisco Rodrigues vence no setor masculino
Escrito por AVfm em 14/10/2025
A 35.ª edição da Meia Maratona Cidade de Ovar realizou-se no passado domingo, dia 5 de outubro, reunindo centenas de atletas numa manhã de grande animação desportiva.
A prova, organizada pela AFIS/Ovar, voltou a afirmar-se como uma das clássicas do calendário nacional de estrada, sempre com um forte envolvimento popular.
Assumindo-se como uma das primeiras provas da época 2025-26, a prova de Ovar viu muitos atletas estrearem novos equipamentos, bem como o regresso de algumas caras bem conhecidas do pelotão nacional.
No setor feminino, Mónica Silva, do Clube de Atletismo de Macedo de Cavaleiros, voltou a fazer história ao conquistar a vitória pela terceira vez consecutiva. A atleta que representa a formação transmontana cortou a meta com o tempo de 1h13m33s, reforçando o seu domínio em Ovar e a excelente forma que tem demonstrado numa fase ainda precoce da época. Em 2025-26 a atleta vai regressar à distância olímpica mais longa, a maratona.
A segunda posição foi para Carla Martinho (SC Beira-Mar), com 1h15m34s, e o pódio ficou completo com Vanessa Carvalho (SC Braga), que terminou em 1h15m53s.

A melhor atleta de Ovar foi a representante do Clube de Atletismo de Ovar, Inês Gonçalves, que terminou a prova com novo recorde pessoal de 1h19m21s e ocupou a 5ª posição da geral feminina.
Entre os homens, o triunfo sorriu a Francisco Rodrigues, do SC Braga, que percorreu os 21,097 quilómetros em 1h05m03s. O atleta bracarense impôs-se em grande estilo com um ataque decisivo por volta dos 12kms de prova isolando-se do grupo de 4 homens que liderava a corrida. Bernardo Rocha (SC Salgueiros) foi segundo classificado, com 1h06m11s, e Said Ameqrane (GDRC Ponterrolense) foi terceiro, com 1h06m38s.

Em conversa com a AVFM, o vencedor da prova afirmou que esperava que esta vitória marcasse um ponto final em duas épocas marcadas por várias lesões e contratempos. Ajudar o clube minhoto em todos os palcos nacionais e internacionais é o objetivo do fundista.
A melhor atuação de atletas vareiros deu-se por Filipe Ferreira (ACR Vale de Cambra), que terminou a prova na sexta posição e com o tempo de 1h10m43s.
Apesar do tempo final do vencedor ser mais rápido do que o da edição de 2024, notou-se uma diminuição da qualidade das marcas obtidas em solo ovarense, facto destacado por vários atletas, treinadores e personalidades do atletismo regional e nacional.

Além da meia maratona, o evento incluiu ainda a 7.ª Corrida do Azulejo (10 km), a 29.ª Mini-Maratona “Correr pela Vida / Não à Droga” e a 23.ª Caminhada Cidade de Ovar, iniciativas que reforçam o caráter inclusivo da jornada desportiva.
Na Corrida do Azulejo, Davide Silva (SC Braga) foi o mais rápido, vencendo em 30m09s, enquanto Rafaela Fonseca (SC Beira-Mar) dominou no setor feminino com 34m54s. Os melhores vareiros foram Tomás Silva, do GRECAS de Vagos, e Lara Costa, do Arada AC, ambos na terceira posição de geral e com uma postura bastante combativa.
Foram vários os clubes do nosso município que se apresentaram na linha de partida. Clubes como o Clube de Atletismo de Ovar, Arada AC, GDC Guilhovai e Serviços Sociais dos Trabalhadores da CMO merecem especial destaque pois os seus atletas obtiveram vários pódios e lugares de relevo, tanto na classificação geral como na classificação por escalões.

Considerada um sucesso pela própria organização da prova, a Meia Maratona Cidade de Ovar continua, assim, a afirmar-se como uma referência do atletismo nacional, juntando nomes consagrados, novos talentos e centenas de amantes da corrida que encontram em Ovar um palco de excelência para celebrar o desporto e a superação pessoal.
A Rádio AVfm marcou presença na 35.ª edição da Meia Maratona de Ovar. Ouça a reportagem do evento, com várias entrevistas e o desenrolar da prova e fique com as melhores imagens do dia.
Galeria: António Dias
Texto: Alexandre Azevedo
AVfm 




